Por Juliana Lopes, de Milão
Lançado na noite da terça-feira (13/04) oficialmente em Milão, o Festival do Design Público abre a Semana do Design na cidade. O que parecia ser um tema, não é. “We Love Public Space” é uma direção. Milão, ou pelo menos os designers de Milão, amam o espaço público. Os idealizadores do festival são os criadores da Esterni, órgão que promove os concursos e o fomento por ideias avançadas de convivência urbana. Desde ontem estão expostos nas ruas em torno da estação de Porta Genova os trabalhos vencedores. Bebedouros de água para adultos, crianças, passarinhos e cachorros. Uma rede para deitar em cima de plantas. Um megafone gigante para quem quiser ser ouvido. As ideias são variadas, como as origens dos designers-artistas-e-ou-arquitetos. Dinamarca, Holanda, Itália, Argentina, por exemplo.
“Nós amamos o espaço público porque para nós as cidades precisam ser pensadas. O design pode resolver muitos problemas de convivência, vivência, segurança e proteção ao ambiente”, disse Lorenzo Castellini, diretor da Esterni e um dos fundadores do Public Design Festival, ao FFW. Lorenzo é um guerreiro do design, sempre em contato com a prefeitura de Milão para conscientizar os órgãos públicos e implantar as ideias na prática.
Para quem nunca ouviu falar na Semana do Design em Milão, o evento acontece assim: o Salão do Móvel, principal feira de tendência de design da Itália, deu origem a vários outros eventos paralelos que hoje já têm o próprio espaço e identidade, como o Fuorisalone (as mostras paralelas que invadem praticamente a cidade inteira) e o Public Design Festival, de design público. Quem quer novidades em design de objetos e decoração tem que passar pelo Salão do Móvel ou Fuorisalone. Os interessados em ver as propostas de soluções para o espaço urbano, correm pras manifestações do Public Design Festival.
Acompanhe a hashtag #SemanadoDesign no perfil do FFW via Twitter.
A semana do design vai do dia 13 ao dia 19 de abril em Milão.
+ Informações sobre o Salão do Móvel de Milão: cosmit.it
+ Informações sobre o Fuorisalone: fuorisalone.it/2010