FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Quebra-cabeças: quem está por trás do viral IAMWHOIAM?
    Quebra-cabeças: quem está por trás do viral IAMWHOIAM?
    POR Redação

    Campanhas virais na internet podem não ser mais novidade – mas uma delas tem  tirado o sono de jornalistas e fãs recentemente. Através de uma conta de usuário do You Tube, sob o codinome IAMWHOIAM (“eu sou quem eu sou”, em português), foram postados uma série de vídeos, no mínimo, enigmáticos.

    Uma mulher loira, coberta de lama, aparece em ângulos esquisitos e com trechos de música eletrônica ao fundo. Assista:

    A imprensa tem associado os vídeos a gravadora Sony Music, que o teria divulgado em blogs de música, além de ter enviado pacotes misteriosos as redações da MTV News. Fãs especulam que seria Christina Aguilera e seu próximo álbum, “Bionic”, as razões por trás da campanha. Em artigo publicado no jornal britânico “The Guardian”, um fã diz ter desvendado o enigma, provando que a misteriosa artista seria Aguilera. O agente da cantora nega os rumores.

    Outra hipótese liga os virais a artista sueca Jona Lee, por semelhanças de fisionomia no vídeo acima, mas o empresário de Lee também nega qualquer envolvimento.

    Outros blogs ainda falam que bandas envolvidas podem ser: Goldfrapp, (hipótese difícil, já que o álbum “Head First” tem videoclipe e material promocional), Lykke Li (também difícil, já que a sueca está passando por um hiato em sua carreira), ou as excêntricas The Knife e Björk. Outras possibilidades distantes seriam Lady GaGa (não duvidamos de nada vindo dela!), Golden Filter e Nine Inch Nails.

    Seja quem for o/a artista por trás da ação, o resultado tem sido positivo:  o canal já soma mais de 300 mil exibições no You Tube, grande atenção da imprensa e inúmeros posts em blogs e menções no Twitter, além de atrair fãs de diferentes gostos: pop, electro, alternativo e indie.

    QUESTÃO DE GOSTO

    O que define gosto musical? O que determina quais produtos consumimos? Responder essas perguntas é a essência do marketing: a publicidade dribla os preconceitos e experiências  dos seus possíveis consumidores. No caso de IAMWHOIAMIAM, acontece o contrário: em vez de se criar uma imagem (que atrai uma parcela de mercado mas pode repelir outra), se tem um produto isento de rótulos, posições políticas , fashion statements ou atitudes. Sendo assim, é uma coisa universal: o público cria a sua opinião baseada somente na música.

    Mas, afinal… não é assim que deveria ser?

    Não deixe de ver
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    Por que a A24 é tão relevante?
    O desfile da Victoria’s Secrets de 2024 até tentou, mas agradrou?
    Nina Fernandes explica seu novo álbum “Bhangzwn”
    Madonna de véu para o desfile da Dolce & Gabbana
    Emily in Paris: tudo sobre o figurino da quarta temporada
    FFW Sounds: Charm Mone apresenta “CORRE”, seu primeiro álbum
    Nike e Lego firmam parceria para lançamentos em 2025
    Alice Caymmi apresenta versão deluxe de “Rainha dos Raios” no Teatro Oficina
    Billie Eilish se apresenta no encerramento das Olimpiadas de Paris 2024
    FFW