O cineasta norteamericano Tim Burton foi escolhido para ser o presidente de júri do Festival de Cannes, na França, que acontece entre 12 e 23 de maio de 2010. “É um sonho tornado realidade”, disse o diretor, que participou do evento pela primeira vez em 1995, quando concorreu com o filme “Ed Wood”.
Os outros membros (costumam ser 9) serão divulgados em meados de abril, perto da estreia nos cinemas da versão burtoniana de “Alice No País Das Maravilhas“, espécie de sequência em que Alice retorna ao mundo do Chapeleiro Maluco aos 19 anos.
O filme já empolgou muita gente, inclusive os fashionistas: Carol Trentini recentemente encarnou a criação de Lewis Carrol para a “Numéro” francesa, e outros editoriais com certeza estão a caminho – a atriz Mia Wasikowska, que faz Alice, por exemplo, será capa da “Teen Vogue” de março.
Trentini no editorial “Wonderland”, da “Numéro” #109 ©Dusan Reljin
A grife de maquiagem Urban Decay, em parceria com a Disney, desenvolveu até um estojo de make (chamado “livro das sombras”) inspirado na paleta de cores do filme. A primeira leva esgotou, mas outras devem surgir logo mais. Afinal, o filme nem saiu ainda!
A imagem mais forte da obra na moda, no entanto, ainda é um editorial de 2003 da “Vogue US”, no qual Natalia Vodianova encarna Alice ao lado de estilistas que personificam os demais personagens do livro. Tom Ford é o Coelho Branco, Jean Paul Gaultier é o Gato Risonho, Marc Jacobs é a Lagarta, John Galliano é a Rainha Vermelha e por aí vai.
O famoso editorial da “Vogue America” baseado em “Alice No País Das Maravilhas” ©Annie Leibovitz
No Brasil, a previsão de estreia do filme é dia 5 de março.