Juliana Lopes, de Milão, para o FFW
Músicas do The Cure recebendo convidados, George Craig na primeira fila, fãs twitando durante o desfile: o respiro inglês so rocker invadiu a capital da moda italiana. A coleção masculina outono/inverno 2010/11 da Burberry teve desfile real e interativo. Projeções de vídeos de cada look estampavam os modelos nas paredes enormes e, no site da marca, os fãs da grife podiam comentar o que achavam do desfile, transmitido ao vivo: “Tá começando, que excitante”, “Adorei a jaqueta” e etc.
A inspiração militar não quer nenhuma proposta bélica: é apenas a estética do peso, do utilitarismo, dos cortes de uniforme que trazem ombros poderosos. Assim a Burberry lança linha com mega coturnos, parkas e trench coats com golas encorpadas, marcadas por tiras de couros e fivelas. A geometria dos ombros e o comprimento dos trench também serviu aos cardigans e blusões de tricô vintage. As calças, em contraste, bastante estreitas, e alguns jeans five pockets. É um remembering da história da marca: foi a Burberry, pelas mãos de Thomas Burberry que, no final do século 19, desenvolveu casacos para os oficiais britânicos.
No backstage, pós-show, o estilista Christopher Bailey conversou com o FFW.
Você acredita que hoje é ainda possível pensar num “estilo inglês”, ou “estilo italiano”, enfim, buscar purismos na moda?
Não acho que dependa da geografia, mas depende da atitude, depende de como uma pessoa vê a moda e isso não significa que ela tenha necessariamente um estilo puramente inglês, ou italiano.
Falando em ponto de vista, o que as pessoas estão buscando hoje na moda?
Todos querem ser únicos. As pessoas querem isso, mas ao mesmo tempo querem estar unidas às outras. Existe uma busca pela individualidade. Isso tem que ser relacionado, no entanto, ao que é bem-feito.
Você sempre escolhe as trilhas dos seus desfiles. Em que momento você junta moda e música?
Não tem segredo. Eu escuto muita, muita música. Eu preciso.
*As músicas da trilha do desfile são: “Maid of Orleans” (OMD), “Only You” (Yazoo) , “Vienna” (Ultravox) e “Trumpets” (Waterboys).