Você já ouviu falar da extinta gravadora Elenco? Então reserve sua agenda para uma visita ao Instituto Tomie Othake, em São Paulo, para conferir a exposição “Elenco – A Cara da Bossa”. Foram reunidos 75 trabalhos da legendária gravadora que entre 1963 e 1971 revelou e nutriu os maiores artistas da Bossa Nova, como Nara Leão, Maysa, Baden Powell, Jobim e Vinicius. Sob a batuta do designer César Villela, a Elenco deixou um legado enorme para a arte e o design brasileiros. César incorporou à gravadora uma linguagem visual elegante, limpa e que usava pouquíssimos recursos e muita criatividade.
Uma das marcas registradas da Elenco era o minimalismo. As capas sempre usavam apenas duas cores, sendo que uma delas era sempre o preto. O abuso de tipografias impactantes (fontes das letras) e a mistura de técnicas como fotografia, ilustração, artes plásticas e colagem também ajudaram a moldar um estilo reconhecido internacionalmente, não somente como capas de discos, mas principalmente como uma expressão de arte.
Veja algumas capas de discos na galeria abaixo e não deixe de conferir a exposição, que fica no ar até dia 10 de janeiro.
Capa de Nara Leão para gravadora Elenco; uso de tipografia e alto-contraste marcou o design nacional ©Divulgação
“Elenco – A Cara da Bossa”
De 09/12 a 10/01/2010
Terça a domingo, das 11h às 20h – Entrada gratuita
Instituto Tomie Ohtake
Rua dos Coropés, 88 – Pinheiros – SP (Veja o mapa)
Site oficial do Instituto Tomie Ohtake: www.institutotomieohtake.org.br