FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Resenha: Smirnoff Experience 2009. YACHT faz a melhor apresentação da noite e James Murphy emociona fãs; veja fotos e resenhas
    Resenha: Smirnoff Experience 2009. YACHT faz a melhor apresentação da noite e James Murphy emociona fãs; veja fotos e resenhas
    POR Redação

    Rolou no último sábado (28/11) a segunda fase do Smirnoff Experience, em São Paulo. Depois de trazer o Franz Ferdinand pra tocar na The Week, o festival se dedicou inteiramente à música eletrônica. Ao todo, 12 DJs tocaram em 3 pistas, com destaque para James Murphy/Pat Mahoney, do LCD Soundsystem; Joe Goddard, do Hot Chip; a banda americana YACHT, Move e Derrick Carter.

    1Projeções do VJ Speto foram o ponto alto na cenografia do evento ©Priscila Vilarinho

    Apesar da inspiração (um pouco perdida) nas squat parties londrinas (onde grupos invadem casas abandonadas para fazer festas, ou morar ilegalmente), a estrutura acabou ficando muito ostensiva e, portanto, distante do underground. O complexo de galpões abrigou três palcos, que foram abertos ao longo da noite com performances de dançarinos e iluminados com imagens projetadas pelo VJ Speto –de longe a parte mais legal da cenografia.

    STOP PLAY MOON

    2A modelo e vocalista do Stop Play Moon Geanine Marques ©Priscila Vilarinho

    O som estava ruim. A banda, melhor do que nunca. O grupo formado por Geanine Marques (vocais), Paulo Bega (guitarra e sintetizadores) e Ricardo Athayde (bateria) abriu a pista “pub” com seu rock eletrônico e cheio de camadas. Em fase de finalização do seu primeiro disco, eles mostraram que o repertório mais antigo amadureceu e ganhou novas nuances. E o novo é mais dark – com guitarras que remetem a um filme de suspense, mais trip-hop e ênfase nos sintetizadores. No final, o som acabou melhorando e todo mundo se divertiu – tanto a banda, quanto o público.

    JAMES MURPHY & PAT MAHONEY (LCD SOUNDSYSTEM)

    3James Murphy, do LCD Soundsystem no comando das pick-ups durante o Smirnoff Experience ©Priscila Vilarinho

    O cultuado líder do LCD Soundystem fez a discotacegam mais esperada da noite e não decepcionou. Apesar do calor insuportável dentro da pista, todo o público –formado principalmete por amigos da banda e por uma turma de descolados que estava no evento – dançou da primeira à última música tocada (em vinil!) por Murphy. Ele misturou house music dos Anos 90, música Disco, acionou vocais poderosos nos picos de euforia e beats insistentes para pontuar sua performance. O setlist teve mais de duas horas e na sequência (não antes de dar uma rápida entrevista para o site SPFW!) ele partiu para o clube Vegas para discotecar mais uma vez, onde terminou com o nascer do sol, dançando na pista junto com o público.

    YACHT

    4A dupla Claire L. Evans e Jonas Bechtold, do YACHT ©Priscila Vilarinho

    De longe a melhor (e mais surpreendente) apresentação da noite. O YACHT é uma dupla norteamericana formada por Jonas Bechtold e Claire L. Evans, com influências que vão de Yoko Ono à Nirvana. O show foi tão único quanto subversivo. Explicamos: uma dupla de fashionistas andróginos – o menino feminino, a menina masculina – fazendo rap como MCs (à la Beastie Boys), sobre bases eletrônicas experimentais e com coreografias que deixariam Lady GaGa com inveja. É muito pra sua cabeça? O público adorou!

    JOE GODDARD (HOT CHIP)

    5Joe Goddard, do Hot Chip – mais repetição do que evolução ©Priscila Vilarinho

    Uma coisa é certa: Joe Goddard entende do riscado. O músico, que é uma das cabeças por trás do Hot Chip, entrou na pista “pub” já depois das quatro da manhã. Com um setlist repleto de progressões eletrônicas insistentes – que vêm da música Disco, uma influência confessa de Joe –, sua apresentação acabou sendo mais repetitiva do que evolutiva. A melhor surpresa veio no final, quando ele tocou duas músicas do novo disco do Hot Chip, que tem lançamento agendado para o início de 2010.

    E você: estava no Smirnoff Experience? Deixe sua opinião sobre os shows abaixo!

    Não deixe de ver
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    Por que a A24 é tão relevante?
    O desfile da Victoria’s Secrets de 2024 até tentou, mas agradrou?
    Nina Fernandes explica seu novo álbum “Bhangzwn”
    Madonna de véu para o desfile da Dolce & Gabbana
    Emily in Paris: tudo sobre o figurino da quarta temporada
    FFW Sounds: Charm Mone apresenta “CORRE”, seu primeiro álbum
    Nike e Lego firmam parceria para lançamentos em 2025
    Alice Caymmi apresenta versão deluxe de “Rainha dos Raios” no Teatro Oficina
    Billie Eilish se apresenta no encerramento das Olimpiadas de Paris 2024
    FFW