Nicola Formichetti por Jean Paul Pietrus ©Divulgação
“Vamos quebrar tudo”, diz Nicola Formichetti no início da nossa conversa. Quem acompanha o trabalho do novo diretor criativo da Diesel não duvida. Sua meta é colocar a grife em outro patamar em termos de marca, produto e presença nas plataformas digitais.
Se ele vai conseguir? Para dar essa reposta, voltamos um pouco na história. Filho de mãe japonesa e pai italiano, Nicola, nos anos 1990, encontrou-se nas ruas de Londres, onde o gosto pela moda virou paixão e a fissura por novidade, obsessão.
Assim, no início dos anos 2000, ele virou um dos principais criadores de imagens do mundo, usando as páginas da cultuada “Dazed & Confused” para mostrar sua visão de moda que trocava modelos por jovens que abordava na rua e era marcada por um styling que priorizava a criação, a loucura e o improvável.
Hoje, Nicola virou celebridade online e off-line e está à frente da direção criativa da marca Diesel. A “FFWMAG” teve uma longa conversa com ele por Skype, em que ele fala sobre mercado, criatividade, celebridades, revistas e sobre a “bolha da moda” em que se meteu ao trabalhar para a Mugler.
Aqui você tem um petisco da matéria completa, que vale a leitura. A entrevista está na “FFWMAG” #37 NeoSpirit, que está à venda em bancas e nos e-commerces do FFWSHOP e da Livraria Cultura. Compre a sua aqui
Nicola! Como você está?
Maluco, aquela coisa de sempre.
Como você divide seu tempo hoje?
Passo duas semanas na Itália, onde fica a Diesel, e duas em Nova York, onde é minha casa. Mas sinto falta de Londres e daquela energia que vem das ruas. Em Nova York, tudo tem a ver com grana e em Londres você simplesmente conhece as pessoas, sem interesses. A cidade é cheia de gente que quer criar coisas. Estou pensando em voltar para lá.
Estamos em um momento em que a energia das ruas está enfraquecendo porque as pessoas passam muito tempo online?
Com a internet, nós finalmente podemos dizer que somos globais. É uma ótima ferramenta de comunicação, mas o que acontece é que ninguém vai para a rua como antes. E a rua é onde as coisas estão acontecendo, o espírito do momento, gente jovem misturada com gente velha, tem uma energia única. Hoje tem tanta coisa acontecendo online que as pessoas não olham mais para isso. As coisas continuam insanas e fodidas e as pessoas pararam de olhar para isso. Com a internet, qualquer pessoa pode ter seu espaço, o que é ótimo, mas isso era o que tinha a ver com as ruas, quando as pessoas se reuniam em pequenos grupos de amigos e criavam suas próprias tribos. Hoje, tudo está completamente diferente. Fora que a internet é tão maluca, você nunca sabe o que vai acontecer.
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Como devemos medir hoje o quanto o online é essencial?
Como uma empresa você tem que seguir com as ruas, mas é impossível hoje ignorar o digital. Instagram, Twitter, Tumblr mudaram tudo e eu amo, pois nós podemos fazer ainda mais coisas incríveis. Na Diesel vamos ter mais mídia digital e muita energia nas redes sociais e em imagens em movimento. Nossa nova campanha foi fotografada pelo Nick Knight com um iPhone e dois aplicativos (Glitch e Mega Photo), especialmente para a comunidade online. Mas ainda queremos ser surpreendidos por uma linda capa de revista ou uma matéria ou algo da “vida real”. É um bom momento para parar e observar o que está acontecendo.
A moda sempre teve uma conexão com o novo e a vanguarda. Hoje, muitas marcas ainda não acreditam no poder da internet, o que parece uma atitude muito antiquada. Por que essa resistência?
As pessoas com poder na alta moda são mais velhas e querem proteger o que elas sabem. Até para mim, que tenho 37 anos, às vezes é difícil de acompanhar. Imagine para eles, que têm quase o dobro. Esta é a questão: a pessoa com poder de decisão é velha. Eu acredito que, se eles não mudarem, vão ficar para trás. Um dia tudo vai mudar. Acredito que nos próximos dois anos grandes mudanças aconteçam nesse sentido. Quem compra CDs hoje em dia?
Qual a sua visão da moda hoje?
A moda é baseada no medo. Modelos esqueléticas em roupas apertadas… Quem vai conseguir ser assim na vida real? Essa mulher está anos-luz das mulheres nas ruas. É o fator medo, e o pior é que ele funciona. Acho que há outras maneiras de mostrar coisas incríveis e que sejam positivas. Com Renzo Rosso e o time da Diesel, nós temos isso em comum, vivemos a vida de forma positiva. Nós nos reunimos, ficamos bêbados, comemos uma boa massa (risos). Não tem frescura.
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