Brunno Almeida Maia e Eduardo Laurino realizam palestra gratuita sobre moda e literatura ©Divulgação
“O que a literatura e a moda possuem em comum no processo de criação e na investigação do pensamento?”. A partir dessa inquietação, o estilista e chapeleiro Eduardo Laurino e o escritor e filósofo Brunno Almeida Maia realizam no dia 13 de agosto a palestra “A literatura e a moda: a estranha relação entre as palavras e as roupas”. O debate, que é gratuito, acontece a partir das 19h30 na Escola São Paulo.
Resultado das pesquisas de Almeida Maia sobre a história da moda e da experiência teórica e prática de Laurino, o evento discorre sobre possibilidades da diversidade de narrativas e literalidades nos campos da moda, da filosofia, da sociologia e da literatura. Com linguagem híbrida e uso de plataformas visuais, imagéticas e sonoras, traça uma possível relação entre o ato de tecer, bordar e costurar com o ato de narrar e contar histórias.
Para resgatar a tradição entre o pontilhado da agulha no tecido e da tinta de caneta no papel, os palestrantes passarão por um “guarda-roupa” de escritores, filósofos e pensadores, que se debruçaram sobre a questão, como Virginia Woolf, Honoré de Balzac, Gustave Flaubert, Walter Benjamin, Marcel Proust, Oscar Wilde, Marina Colasanti, Platão, Ovídio, Clarice Lispector, Roland Barthes, Charles Perrault, Charles Dickens, Peter Stallybrass, Homero, entre outros.
Para participar da palestra, é necessário fazer a inscrição no site da Escola São Paulo. As vagas são limitadas.
Palestra “A literatura e a moda: a estranha relação entre as palavras e as roupas” @ Escola São Paulo
Dia 13 de agosto (quarta-feira), das 19h30 às 22h
Unidade II (Prédio 7) – Rua Augusta, 2074, São Paulo
Entrada franca mediante inscrição pelo site. Vagas limitadas.