Tem moda brasileira na maior festa do esporte de 2015! A Amapô vai assinar os uniformes dos atletas nacionais usados durante as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Toronto 2015, marcados para acontecer de 10 a 26 de julho e de 7 a 15 de agosto, respectivamente.
A grife comandada pelas estilistas Carolina Gold e Pitty Taliani foi escolhida a partir de um processo seletivo coordenado por Paulo Borges, CEO da Luminosidade, como parte do Amo Moda Amo Brasil, campanha lançada no ano passado com o objetivo de valorizar a cadeia produtiva e criativa da moda nacional. A seleção contou com o voto de atletas e de integrantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
+ Entenda a campanha Amo Moda Amo Brasil
O processo teve início em maio de 2014, quando o COB convidou Paulo Borges para pensar um projeto de criação dos uniformes com assinatura da moda brasileira. A Luminosidade optou então por convidar jovens estilistas brasileiros de destaque para participar do processo que deveria dar origem a peças criativas e elegantes, evidenciando brasilidade em suas cores e cortes, sem deixar de lado o conforto dos atletas.
“A Amapô tem um espírito jovem, descontraído e trabalha muito bem a questão da cor e da brasilidade. A marca fez um trabalho que cativou as pessoas, tanto que foi escolhida por unanimidade. Essa identidade que eles conseguiram perceber já é um gol de placa, uma medalha de ouro”, disse Paulo Borges. “Assim como o talento de nossos atletas, a criatividade e inovação presentes na moda brasileira são pilares que desenham a identidade do país. Desde que lançamos a campanha Amo Moda Amo Brasil, vemos os grandes eventos esportivos como oportunidades de valorizar o nosso design também no contexto do esporte.”
Além da Amapô, a Triton, com os estilistas Karen Fuke e Igor de Barros; a Ellus, com Adriana Bozon e Rodolfo Souza; e o TS Studio, com Tereza Santos, apresentaram propostas para os uniformes. Integraram a comissão julgadora do COB e CPB o campeão olímpico de vôlei de praia Emanuel Rego; a capitã da seleção brasileira de polo aquático, Marina Canetti; o campeão paralímpico de natação Daniel Dias; e Roseane Ferreira dos Santos, a Rosinha, campeã paralímpica de arremesso de peso e lançamento de disco.
“Fiquei muito feliz em participar desse processo e satisfeito com o resultado. Achei muito legal a preocupação com a imagem e o conforto dos atletas, respeitando a criatividade e a identidade brasileiras”, disse Emanuel.
+ Entrevista Amapô: ou você tem sensibilidade ou vai fazer outra coisa da vida