Em 1986, um ano depois de estabelecer sua marca, Tommy Hilfiger comprou um outdoor na Times Square em que, em letras garrafais, se comparava aos grandes estilistas da moda americana na época: Calvin Klein, Ralph Lauren e Perry Ellis. Quase trinta anos depois, Hillfiger é referência das roupas que traduzem o típico lifestyle made in USA. Juntou-se aos pioneiros com suas coleções preppy, o estilo surgido em meados dos anos 70, meio esportivo, meio arrumadinho, inspirado nos uniformes das escolas particulares e universidades elitistas norte-americanas.
Ao uniforme dos bem-nascidos, Hilfiger adicionou o toque do rock&roll de bandas que ele adorava, como os Rolling Stones, que já tiveram shows patrocinados pela marca mas que, antes disso, possuíam uma relação com a grife: Mick Jagger costumava usá-la. Nascido e criado em Elmira, cidade do Estado de Nova York, um de nove irmãos, Hilfiger conseguiu fazer com que sua marca circulasse entre as celebridades certas da época, que gostaram e vestiram sua camisa. Literalmente.
Self made man, sem formação em administração de empresas ou design de moda (não fez nenhuma faculdade), ele aprendeu tudo sozinho, primeiro com a loja People’s Place, que criou em sua cidade natal, ainda estudante, onde revendia calças boca de sino e outros ícones de estilo dos anos 60, com sucesso – chegou a ter várias franquias, mas acabou falindo. Nessa época, ia para Nova York para comprar as roupas que revenderia e frequentar o melhor da cena artística e noturna da época: o Studio 54 e a Factory de Andy Warhol. Quando lançou a marca própria, já não era um desconhecido.
A música, uma das grandes paixões do estilista foi o que fez Hilfiger ter a ideia, segundo ele, de entrar no mundo da moda. Ao escutar e admirar Mick Jagger, Jim Morrison e David Bowie pensou: “quero me parecer com eles”. A partir daí, fez sua grande transformação de garoto que ia mal na escola e era meio nerd ao popular da turma, começou a vender roupas, e deu no que deu. Não é de se estranhar, portanto, as inúmeras parcerias e patrocínios a turnês, dos Stones a Beyoncé, Sheryl Crow, Lenny Kravitz e David Bowie, que já estrelou uma campanha da marca, em 2004. Antes disso, a Tommy Hilfiger passou do rock e do pop ao hip hop, quando, nos anos 90, uma onde de garotos do movimento passaram a usar peças da grife, incluindo Snoop Doggy Dogg, que apareceu num episódio do Saturday Night Live de 1994 usando Tommy Hilfiger. As vendas estouraram naquele ano.
Na galeria de fotos, veja momentos marcantes da história da Tommy Hilfiger, que celebra 30 anos de marca em 2015, foi comprado pelo grupo PVH há cinco, tem mais de 1.400 lojas em 90 países, 32 delas no Brasil (onde o PVH tem uma joint venture com a Inbrands), duas recém-inauguradas. E não perca a nossa entrevista com o estilista, que será publicada amanhã.