O importante fotógrafo Robert Mapplethorpe irá ganhar um documentário sobre a sua vida e carreira, produzido pela HBO. A maior biografia do artista – morto aos 42 anos em 1989, vítima de Aids – deve ser lançada em abril do ano que vem.
“Mapplethorpe: Look At The Pictures” conta a história do controverso e talentoso fotógrafo, com sua estética erótica, homoerótica e S&M, fotografada em geral em P&B, alternando imagens que o próprio artista chegou a definir como pornográficas e trabalhos que olham para outros temas ao longo de sua carreira, como as flores, esculturas e retratos de famosos contemporâneos como Debbie Harry, Andy Warhol, Iggy Pop e Patti Smith, com quem foi casado.
Nascido em Nova York, Mapplethorpe estudou artes gráficas, pintura e escultura, na Pratt Institute, no Brooklyn. Lá conheceu, ainda jovem, a cantora e poeta Patti Smith, com quem teve uma intensa, longa e conturbada relação, envolvendo romance, amizade, apoio mútuo à carreira e outros homens, amantes do fotógrafo. Ele foi responsável por clicar grande parte das capas dos discos da cantora – como a do álbum “Horses” (1975).
Artístico e controverso, o trabalho de Mapplethorpe gerou polêmica mesmo depois de sua morte. Em 1990, a polícia invadiu uma exposição em Cincinnati e também processou criminalmente o museu Contemporary Arts Center of Cincinnati pelo conteúdo da mostra.
O documentário da HBO reunirá entrevistas com Brooke Shields, Debbie Harry e Fran Lebovitz, além de filmagens e fotos que nunca foram exibidas. O lançamento do filme coincide com duas grandes retrospectivas da carreira de Mappelthorpe que abrirão ano que vem, uma no The J. Paul Getty Museum e a outra no The Los Angeles County Museum of Art.