A fast-fashion japonesa Uniqlo se juntou a blogueira e designer muçulmana Hana Tajima para lançar uma linha focada nas mulheres que seguem valores tradicionais na hora de se vestir, como o uso de hijabs.
A coleção foi lançada em 2015 na Malásia, Indonesia, Tailândia e Singapura e, agora, foi retomada para vender também nos EUA.
Nessa nova linha da Uniqlo, a marca traz roupas despojadas, porém modernas e elegantes. “Quero que minhas peças sejam culturalmente sensitivas e extremamente confortáveis”, conta a designer ao jornal britânico “The Independent”. “Quisemos criar uma coleção para mulheres que apreciam a modéstia como um estilo de vida”, diz.
Hana é um ícone de estilo em sua comunidade e uma inspiração para jovens muçulmanas. Com mais de 30 mil seguidores no Instagram, ela posta fotos com seus hijabs, tagueadas por meninas mostrando à suas amigas as maneiras diferentes de usa-los.
O lançamento da colaboração pegou carona na reinauguração da flagship londrina da Uniqlo no dia (18.03), que ficou quase um ano em reformas. Os muçulmanos gastaram no mundo o equivalente a US$ 266 bilhões com moda e beleza em 2015, e as previsões são de que esses gastos subam para a casa dos US$ 327 bilhões em três anos.
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A marca segue bem-sucedidos passos de outras grifes famosas como a Dolce&Gabbana, que recentemente investiram em coleções focando nos países do Oriente Médio. Zara e Mango, concorrentes da Uniqlo no segmento de fast-fashion, também já investiram em coleções comemorativas para datas importantes no Oriente Médio.
Confira na galeria as fotos da coleção, que tem peças entre US$ 9,99 e US$ 59,99: