AS ESCOLHIDAS INTERNACIONAIS
Loewe por Steven Meisel
Desde que assumiu a espanhola Loewe, Jonathan Anderson fez uma verdadeira revolução na identidade da marca. As campanhas, assinadas por Steven Meisel vem compostas sempre por 2 imagens sendo uma delas uma foto de arquivo do fotógrafo e uma nova imagem com os looks e peças das novas coleções. A campanha de Verão 2017 da Loewe repete a bem sucedida fórmula. Em um dos spreads um autoretrato em preto e branco de Meisel, que raramente aparece com fotos. O trabalho é uma parceria com os nomes mais bacanas do mercado: o diretor criativo Jonathan Anderson, o stylist Benjamin Bruno, e direção artística do escritório M/M Paris.
Gucci por Glen Luchford (Verão 16)
Com o tema “Um Verão em Berlim”, a campanha marcou com força a entrada de Alessandro Michele na Gucci, com essas fotos feitas em Berlim e que remete a filmes como Christiane F. e Hotel de Um Milhão de Dólares, com vários modelos percorrendo shoppings, ruas e rooftops da capital alemã.
Jacquemus por David Luraschi (Inverno 16/17)
Em parceria com o coreógrafo Willi Dorner e o fotógrafo David Luraschi, Simon Porte Jacquemus promove a surrealidade em sua campanha de Inverno 2016: “Eu estava obcecado com toda essa junção… Não há rostos, apenas um grupo de pessoas”, explica o designer, conhecido pela irreverência que vai das roupas às imagens de moda de sua marca.
Phillip Lim por Viviane Sassen (Inverno 16/17)
Colaboradora de longa data da marca, a fotógrafa e artista Viviane Sassen traz seu olhar afiado para as cores e escolheu locações em Nova York e Nova Jersey, por onde viveu a modelo Jamie Bochert na infância e juventude.
Prada por Steven Meisel (Inverno 16/17)
Três brasileiras estão entre as 27 modelos desta campanha (nove vezes mais do que na anterior): Raquel Zimmermann, Angelica Erthal e Lorena Maraschi, capa da FFWMAG 42.
Balenciaga por Mark Borthwick (Inverno 16/17)
Aplaudida até por Marc Jacobs, a campanha de Inverno 2016 da Balenciaga foi a primeira sob a nova direção de Demna Gvasalia, que estreou em março. Com styling de Lotta Volkova, amiga pessoal do estilista, a peça foi bem recebida pelo público e pelos profissionais da moda: “Eu queria que as peças fossem fotografadas num ambiente onde todos trabalhamos e vivemos”, diz Demna.
Missoni por Harley Weir (Inverno 16/17)
O espírito livre de Harley Weir casou perfeitamente com a Missoni que, para sue sucesso, vem fotografando com a britânica. Desta vez, as imagens foram feitas em lagos na Itália, com a modelo Frederikke Sofie.
Marni por Hellen van Meene (Inverno 16/17)
Artista visual, Hellen Van Meene fez as vezes de produtora e fotógrafa para a campanha da Marni. A paixão de Hellen pela juventude se reflete nas colaborações que faz para a marca, sempre estrelando modelos novas e que refletem uma estética adolescente, criando bom contraste com a essência madura da Marni. A campanha também contou com direção artística do brasileiro Giovanni Bianco.
Raf Simons por Willy Vanderperre (Inverno 16/17)
Colaborador e amigo de longa data de Simons, o fotógrafo Willy Vanderperre trouxe novamente seus códigos ao Inverno 2016 do estilista: crueza e simplicidade nas imagens e ângulos bem pensados dão vida à campanha, que também marcou o lançamento do box “10 works for Raf Simons”, coletânea dos trabalhos da dupla.
Calvin Klein por Tyrone Lebon (Inverno 16/17)
Estrelando diversas personalidades do mundo da moda e da música, a campanha de Inverno 2016 da Calvin Klein foi fotografada pelo inglês Tyrone Lebon, um dos nomes do momento. Frank Ocean divide espaço com Kate Moss, Grace Coddington, Bella Hadid e Zoe Krawitz, entre outros, incluindo vídeos, música criada especialmente para a CK e fotos para o Instagram, promovendo a hashstag #MyCalvins.
Stella McCartney por Harley Weir (Inverno 16/17)
Stella McCartney traz a top Amber Valleta de volta à cena para seu Inverno 2016, que deixa mais ainda em evidência o posicionamento da estilista em relação ao uso de materiais que provém de animais. O grafismo aplicado sobre a imagem foi realizado pelo artista Ed Rusha.
JW Anderson por Jamie Hawkesworth (inverno 16)
Uma das melhores parcerias atuais, Jonathan Anderson e o fotógrafo Jamie Hawkesworth tem criado um portfólio de imagens instigantes. Para a surpresa de muitos, a top Bella Hadid foi escolhida para estrelar a campanha, em um look sóbrio, estranho à la JWA, revelando uma nova feminilidade.
Saint Laurent por Collier Schorr (verão 2017)
A campanha marca a chegada de Anthony Vaccarello à frente da grife, substituindo Hedi Slimane e adicionando um tempero mais sexy para as imagens da marca.
Vivienne Westwood por Juergen Teller (Verão 16)
Colaborador de longa data da estilista, o fotógrafo alemão Juergen Teller fotografou a própria Vivienne nos canais de Veneza.
AS ESCOLHIDAS NACIONAIS
Egrey por Nicole Heiniger (Verão 17)
A Egrey tem feito um trabalho bem bonito de fotografia que vale ser destacado. As imagens têm estética natural e foram feitas pela talentosa Nicole Heiniger, styling de Renata Correa e direção de arte de Ines Nespoli.
Osklen por Gleeson Paulino e Oskar Metsavaht (verão 17)
A campanha de Verão 2016, em parceria com a Apple, foi inteiramente fotografada com iPhone pelo fotógrafo Gleeson Paulino e pelo diretor criativo Oskar Metsavaht. “Fotografando com um iPhone eu consigo chegar mais perto da minha audiência, mostrar melhor meu estilo”, diz Oskar. O styling é de Pedro Sales.
Animale por Mari Maltoni, Rafael Pavarotti e Gil Inoue (verão 17)
Fotografada nos quartos e corredores do icônico hotel Copacabana Palace, a campanha de Verão 2017 da Animale é apresentada em vídeo com formato fresco e divertido. Com styling de Yasmine Sterea e direção de Vitorino Campos, estilista da marca, a campanha fez sucesso e contou com três fotógrafos: Mari Maltoni, Rafael Pavarotti e Gil Inoue.
Ellus por Nicole Heiniger (Verão 17)
A campanha Digital Wave foi fotografada no mesmo cenário de LEDs do desfile de verão da marca no SPFW e teve styling de Michael Vendola.
*Com Patrick Vidal