Como num script de filme daqueles bem acertados, o fotógrafo americano Richard Corman, famoso pelos registros que fez de Madonna no início da carreira, lança a mostra MADONNA NYC’83, com uma série de fotos da cantora feitas exatamente um mês antes de lançar seu primeiro álbum, no início dos anos 80.
O acaso não foi mera coincidência: em entrevista à Dazed, Corman contou que um amigo recrutador de talentos, na época trabalhando para Martin Scorcese, viu Madonna se alistar para o papel principal do filme. Ainda que ela não tenha conseguido o papel, Richard foi o responsável por alguns dos registros profissionais mais antigos da cantora – e que a gente adora relembrar.
Na mesma entrevista, o fotógrafo relata as primeiras cenas de fama de uma Madonna ainda jovem que já queria conquistar seu lugar ao sol: “a primeira pergunta que fiz quando nos vimos foi ‘quais são seus objetivos?’ e ela respondeu ‘dominar o mundo'”. “Ela falou sério”, afirma ele.
Menos de 30 dias depois, lançou o álbum Madonna com os hits Everybody, Holiday e Borderline.
Quase 35 anos depois do divertido ensaio, Richard fechou uma parceria com a galeria nova-iorquina Weiss Katz, que já inaugurou pré-venda dos retratos online, para lançar a mostra MADONNA NYC’83.
Ainda que feitas há décadas, as fotos revelam uma autêntica Nova York incubadora de talentos, no auge de movimentos artísticos. “As pessoas hoje são mais medrosas e resguardadas. É um ambiente diferente. Hoje todos capturam as fotos com seus iPhones e já foi: está na internet, está em toda parte”, diz Corman sobre a autenticidade da época.
Confira na galeria algumas das fotos que estarão disponíveis na galeria Weiss Katz, em Nova York: