Na grande maioria das vezes, determinadas necessidades trazem boas ideias. Não foi diferente quando o hair stylist Clint Mattoni criou o perfil no Instagram @losthairdressers, já que certa vez queimou os neurônios buscando referências de cabelo para oferecer aos estilistas com quem trabalhava e, então, surgiu a ideia de compilar várias delas no Instagram. “Eu estava cansado do que tínhamos que escolher. Acho que as pessoas esquecem como estamos envolvidos na moda e nosso objetivo é reenviar a mensagem”, disse à Dazed Digital.
Hoje quem faz a curadoria para o perfil são suas amigas de profissão Kirsten Patterson e Sirsa Ponciano. São fotos que elas acham em grupos das redes sociais, no Tumblr e Instagram (da incrível Laetita Ky, cujos penteados viralizaram há pouco, os inigualáveis de Benny Harlem, de quem falamos recentemente, e até das brasileiras Camila de Alexandre e Luiza de Alexandre) de editoriais e campanhas de moda (atuais e antigas), street style e backstages das semanas de moda (dos desfiles de marcas como CDG, assinados em grande parte por Julien D’ys, Yohji Yamamoto, Maison Margiela, Raf Simons, Gucci e mais).
As referências são muitas: desde a década de 1960 e o estilo dos Teddy Boys, passando pelos diferentes (e icônicos) penteados da Björk aos trabalhos de Dennis Lanni, Holli Smith, MustafaYanaz e Amy Farid. “Não precisa ser sempre sobre cabelo. Muitas vezes quando o cabelo é o foco intencional, o resultado é meio chato. Nós adoramos boas fotografias, ainda mais quando podemos fazer ligações entre a música e arte que gostamos a penteados poderosos”, explica.
Para quem gosta de cabelos e criatividade, dê um follow já!