Por Rodolfo Vieira
O Instagram ainda se destaca quando o assunto é criatividade, comunicação e moda. Perfis que, a princípio, foram criados como passatempo recebem agora não só uma enxurrada de seguidores, mas uma notoriedade que mantêm fashionistas pelo mundo e até grifes poderosas atentos à essa nova geração.
O FFW juntou seis perfis do momento, alguns já bem conhecidos como o Diet Prada, que mostram como boas ideias ultrapassam fronteiras e podem virar referência e até bons negócios.
Já bastante conhecido, é sem dúvidas, o perfil mais comentado dos últimos tempos na moda – e motivos para o frisson não faltam. A conta, comandada por Tony Liu e Lindsey Schuyler, dão destaque e opinião quente aos assuntos quentes além, claro, de utilizarem seu conhecimento na área para permanecer de olhos bem abertos às “inspirações” em coleções de pequenas e grandes grifes ao redor do mundo – praticamente desde que surgiu tem dado o que falar.
O artista escocês chamou atenção com seu mix de moda e cultura pop e como aplica ambos em suas colagens que se distorcem e ao mesmo tempo complementam recortes de imagens digitais. Recentemente, viu algumas de suas criações estamparem peças da coleção masculina do Inverno 2019 da Fendi.
Seguindo o mesmo clima divertido, o londrino Freddie Smithson mistura e ajusta logotipos à fotografias relacionadas aos assuntos mais comentados da moda e da cultura pop do momento. Seja a rainha da Inglaterra usando as últimas tendências do streetstyle ou jogos bem humorados como o que fez entre a North Face e North West, filha de Kim & Kanye ou ainda as ótimas montagens de Miranda Priestly como rosto da campanha masculina de Verão 2018 da Balenciaga.
Dedicado à todos os fãs de modelos, sobretudo, àqueles que se emocionaram com o desfile de Verão 2018 da Versace em razão da presença das super modelos dos anos 90, esse perfil não passaria despercebido. Editoriais, campanhas e vídeos icônicos de desfiles e modelos como Cindy Crawford, Christy Turlington, Amber Valletta, Linda Evangelista, entre outras, são frequentemente revividos por lá.
Criada por Sidney Prawatyotin, o perfil ganhou a atenção dos principais veículos de comunicação por trazer, como passatempo, looks de street style e das semanas de moda para situações cotidianas aleatórias por meio de colagens divertidas feitas em aplicativo. Meghan Markle e príncipe Harry como rostos da recente campanha da Calvin Klein ou Gigi Hadid,para o Verão 18 de Marc Jacobs, no meio de uma multidão em NY, são alguns exemplos das postagens.
Arte e moda se juntam às mais de 270 publicações do perfil criado por Chris Rellas, que encontrou em pinturas o pano de fundo ideal para ajustar imagens relacionadas à moda, como essa de Rihanna ao lado de “Susanna”, feita pelo holandês Rembrandt. O resultado é sempre bonito, curioso e irônico.