O novo projeto de Raf Simons é uma coleção em colaboração com uma de suas bandas preferidas. Para comemorar o 10º aniversário de lançamento do primeiro álbum do The xx, Raf criou uma coleção cápsula com imagens da arte do álbum, um favoritos do designer. Essa sinergia já tem história e resultou também em uma parceria no clipe de I Dare You, quando Simons ainda era diretor criativo da Calvin Klein.
Em uma matéria exclusiva publicada há poucos dias pela System Magazine, Raf, Romy, Oliver e Jamie falam sobre a coleção, que pode ser vista nas fotos de Willy Vanderperre com styling de Oliver Rizzo. “O álbum xx representa uma sensibilidade muito distinta ligada à cultura jovem da época”, disse o designer. “Consegue articular e colocar em palavras o que está acontecendo na mente da garotada quando elas lidam com amor, desgosto, amizades. E não de maneira estereotipada, mas muito mais real e autêntico”.
Fã da banda desde o início, Raf disse que não precisou pensar duas vezes para entrar nessa história. “Sou fã deles desde o começo e estou muito feliz e agradecido pelo fato de termos nos tornado amigos e colaborado de várias maneiras”.
Mas se a coleção tem muito do xx – afinal, gira em torno de um álbum da banda – ela também tem muito de Simons. Seu interesse inicial pela moda estava conectado ao amor pela música e, nos anos 80, Raf costurava patches de suas bandas favoritas em suas roupas (na época era Kraftwerk, Sonic Youth e Black Flag). Até hoje ele ainda mantém essa prática, vista em diversas coleções ao longo de sua carreira. Na linha com o XX, é um dos pontos altos.
Romy do xx também costumava fazer a mesma coisa. “Esse conceito do aspecto DIY na coleção, usando os patches, é algo que me parece muito adolescente e conecta bem com o nosso primeiro álbum. Nós éramos adolescentes quando escrevemos as músicas, e eu definitivamente estava fazendo esse tipo de coisa com o que estava vestindo. Eu tive problemas na escola porque estava cortando meu uniforme”.
Romy lembra-se de quando conheceu o designer, em 2014, quando eles tocaram em um evento da Dior na época em que ele era diretor criativo. “Eu me senti muito perto dele desde o início. Ele tinha uma intenção tão profunda e atenciosa. Eu amo isso nele: tudo vem realmente de um lugar pensado e preocupado”.
As peças começam a ser vendidas em uma série de pontos a partir de 12 de dezembro, incluindo a Dover Street Market, o e-commerce Ssense e a loja virtual da banda.