Após quase um ano sem novos lançamentos, a Piet Collection retorna nesta quinta (15/07) com a nova coleção HYOH, que também marca um novo momento para a marca. Ainda no ano passado, Pedro Andrade, diretor criativo e fundador da Piet, anunciou que lançaria uma nova marca, com sua assinatura e que a Piet, que já era conhecida nacional e internacionalmente pelo seu streetwear, seria descontinuada.
Mesmo com a euforia de uma nova marca, poucos dias depois, Pedro Andrade voltou atrás em sua decisão: “Recebi milhares de mensagens pedindo a volta da Piet. Por isso, decidi continuar com a Piet, transformando-a em minha ‘marca de entrada’, totalmente voltada para a geração Z, que busca um streetwear divertido, sofisticado e sagaz.” conta ele. Com abordagens diferentes, o designer decidiu manter ambas marcas, a Piet, voltada para o streetwear e as novas gerações, e a Pedro Andrade, com foco em repensar o luxo, inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável – essa última, uma premissa presente em todos os seus trabalhos.
“Em relação a dividir meu calendário com tantos projetos, isso está sendo realmente algo surreal, mas extremamente prazeroso. Costumo dizer que hoje tenho que performar como um atleta de alta performance, por isso tento ao máximo exercitar meu cérebro e meu corpo diariamente para que eu consiga ter a habilidade de “desligar a chave” de uma marca e ir para a outra repetidamente”, afirma Pedro, que além das duas marcas, encabeça uma série de outros projetos – a M.I.L Workshops ea direção criativa da marca de roupas da LOUD, gigante dos games.
Nesse sentido, a coleção HYOH marca uma nova fase da Piet, que vai mais fundo no público jovem e no streetwear, mas sem “fazer a mesma coisa que todos estão fazendo”. Pedro conta que “nosso foco agora é mostrar a evolução do streetwear, mais colaborativo, que mescla os esportes, que navega no metaverso com naturalidade, e que se preocupa não só com seus produtos, mas em boas histórias para contar”. Além disso, a marca também se prepara para uma redução geral dos preços, em busca de se tornar um pouco mais acessível ao público.
HYOH é uma sigla para “Hike Your Own Hike” (algo como “trace seu próprio caminho” para os adeptos do hiking e dos esportes outdoors) e foi o ponto de partida para essa nova coleção, que navega entre a alfaiataria, o esporte e o universo digital. Além das camisetas, shorts e jaquetas, a grande novidade para esse lançamento da marca é a nova linha de alfaiataria, produzida a partir de algodões reciclados e poliéster reciclado pós consumo a partir de garrafas plásticas.
O uso e reciclagem de garrafas plásticas na moda já passou por alguns questionamentos e controvérsias, e por isso Pedro explica o processo desses materiais: “O poliéster reciclado a partir de materiais pós consumo são feitos normalmente com garrafas Pet já utilizadas pela população, recolhidas e ressignificadas. Quando é Pré Consumo, normalmente são produzidas com sobras de materiais da indústria. Nosso tecido risca de giz foi produzido na sua parte preta com canvas de algodão orgânico reciclado pré consumo, ou seja, as sobras das indústrias são desfibradas e transformadas em um novo tecido, já às riscas brancas foram feitas com o Pet reciclado pós consumo”.
Mas a busca por novos materiais inovadores e mais tecnológicos se mantém e não se limita à sua marca homônima: “Na verdade não usamos tanto o Pet, pois estamos buscando novas alternativas, como o Bioplástico, e estamos com parceiras no desenvolvimento de novos materiais, mas dependendo de como se usa, dependendo do produto ou do processo de fabricação o Pet ainda é uma boa alternativa.” conta Pedro.
Outra novidade da marca é a linha de calçados híbridos produzidos em parceria com a brasileira Cocker. Batizados de Hiking Boot e o Hiking Moc Toe, trazem tecnologia a shapes clássicos através de materiais impermeáveis, cores vibrantes e solado Vibram.
A coleção estará disponível no site da Piet (www.pietsp.com), na Farfetch e em revendedores da marca.