Uma nova mostra inaugura na Japan House colocando foco no design japonês e expandindo nossa visão sobre o trabalho incrível de artistas, artesãos e designers do Japão. Desta vez, cinco mulheres irão expor seu trabalho de joalheria com suas peças inovadoras e feitas de matérias primas que vão de madrepérola, concha e casca de ovo a bambu e vidro.
A exposição [ím]pares apresentará a estética japonesa por meio de 75 criações entre colares, pingentes, brincos, anéis, pulseiras e broches criados por Miki Asai, Naho Okamoto, Mariko Kusumoto, Emiko Suo e Nahoko Fujimoto. “Realizar uma exposição sobre a produção de joias e adornos japoneses era um desejo que vinha desde 2018. Depois de alguns anos de amadurecimento, pesquisas e descobertas, [ím]pares reúne uma amostra dessa produção atual, destacando mulheres designers que são pares em suas profissões mas completamente únicas e distintas em suas criações, que incluem elementos e materiais tradicionais com estéticas extremamente atuais e fascinantes”, diz Natasha Barzaghi Geenen, curadora e diretora cultural da Japan House São Paulo.
As obras selecionadas pela curadoria (15 de cada artista) mostram que o design japonês vai muito além do estilo minimalista e traz uma amostra de exuberância das formas, escala, texturas e cores. As peças são todas muito originais e mostram o melhor da criatividade e habilidade japonesas, como podemos notar pelas fotos que ilustram essa matéria.
Entre os destaques da mostra, estão Mariko Kusumoto, com um trabalho impressionante e que tem entre seus fãs o estilista Jean Paul Gaultier, e Naho Okamoto é dona da SIRI SIRI, uma das grandes marcas de joalheria japonesa, que desenvolve um trabalho de economia sustentável junto a artesãos locais.
[ím]pares
Data: de 5 de abril a 12 de junho
Local: Japan House (av. Paulista, 52)
Entrada gratuita