Quando a modelo Kaia Gerber abriu o desfile de inverno 23 da Prada, em fevereiro em Milão, usando uma simples regata branca canelada com o logo da marca aplicado, os fashionistas, sempre atentos aos sinais que Miuccia envia para todo o mercado, já podiam desconfiar que a peça, que apareceu em mais outros 20 looks da coleção, tinha grande chance de se tornar novamente um item chave no guarda roupa.
A história da peça modesta
Como contextualizamos aqui, a regata surgiu no início do século XX, como proposta de roupa de banho nos esportes náuticos. Seu nome em inglês, Tank top é derivado de tank suit, traje utilizado para nadar nos tanques ingleses. Mais tarde, pela praticidade, ela se tornou a peça de baixo diária de homens que usavam o terno como uniforme de trabalho, pois ajudava a conter o suor e preservar a estrutura das camisas.
Entre 1930 e 1950, com o auge dos filmes Hollywood, as regatas foram totalmente apropriadas pelo guarda-roupa masculino, ao serem eternizadas como parte do figurino de sex-symbols como Marlon Brando. Apenas a partir dos anos 90 a peça voltou a ser considerada uma peça unissex. Vista em campanhas da Calvin Klein e usadas por modelos como Kate Moss e Gisele Bündchen e em situações comuns fora do trabalho (off duty), agora ela deixa sua origem humilde para trás ao ser adotada pelas marcas de luxo dentro do que já foi intitulado como quiet luxury.
Ela está de volta a moda
E não é somente Miuccia que aposta na peça. A regata branca canelada apareceu na passarela da Bottega Veneta, logo no primeiro look da coleção de estreia do diretor criativo Matthieu Brazy, que a recriou em couro; Rick Owens também lançou mão da peça em sua coleção e por aqui, a Renner colocou a regata branca na passarela de seu mais recente desfile.
Sem ser uma tendência que causa polêmicas ou daquelas que podem esvaziar nossas contas bancárias – a não ser que você escolha pagar R$ 5.900 pela versão da Prada, a regata branca é versátil e democrática e por isso deve se tornar um hit tanto lá fora quanto por aqui, assim que o verão chegar.