Alessandro Michele está fora da Gucci
Designer está deixando a direção criativa da marca, após 7 anos
Alessandro Michele está fora da Gucci
Designer está deixando a direção criativa da marca, após 7 anos
Uma das marcas que revolucionaram a forma de pensar e vestir moda acaba de anunciar uma mudança inesperada e crucial. Depois de sete anos à frente da Gucci, Alessandro Michele está de saída. Michele revolucionou a marca com sua estética maximalista que borrou a barreira entre gêneros, suas colaborações e seu approach sobre a cultura pop.
A grife italiana confirmou os rumores por meio de pronunciamento à imprensa nesta quarta-feira (23.11). No dia anterior, o jornal de moda WWD havia aventado a saída do designer de acordo com fontes próximas à marca.
No pronunciamento, o CEO da Kering, Marco Bizarri lembra como conheceu Alessandro, pouco tempo antes do designer assumir a direção criativa da grife . “Tive a sorte de conhecer Alessandro no final de 2014, desde então tivemos o prazer de trabalhar juntos, já que a Gucci traçou sua trajetória de sucesso nos últimos oito anos. Gostaria de agradecê-lo por seus 20 anos de compromisso com a Gucci e por sua visão, devoção e amor incondicional por esta marca única durante seu mandato como Diretor Criativo”, comentou à imprensa.
Alessandro Michele também se manifestou, dizendo que hoje terminou uma jornada extraordinária dentro de uma empresa a qual ele dedicou todo amor e paixão criativa durante 20 anos. “Há momentos em que os caminhos se separam devido às diferentes perspectivas que cada um de nós pode ter. A esta família alargada, a todas as pessoas que a têm cuidado e apoiado, envio os meus mais sinceros agradecimentos, o meu maior e mais sentido abraço. Junto com eles desejei, sonhei, imaginei. Sem eles, nada do que construí teria sido possível. A eles vai o meu mais sincero desejo: que vocês continuem cultivando seus sonhos, a matéria sutil e intangível que faz a vida valer a pena. Que continue se alimentando de imagens poéticas e inclusivas, mantendo-se fiéis aos seus valores. Que você viva sempre de suas paixões, impulsionado pelo vento da liberdade,” declarou.
Michele na Gucci
Alessandro Michele entrou na marca em 2002 como designer sênior de acessórios e em 2015 assumiu o cargo de diretor criativo de toda a marca com a missão de atualizar a marca e colocá-la entre as mais desejadas da moda. E ele o fez. Sob seu comando criativo, a Gucci alcançou volumes de vendas inéditos, se tornou uma marca mais inclusiva ao inserir em seus desfiles e campanhas modelos fora do padrão estético vigente, quebrando padrões no mercado de luxo.
Com o passar dos anos, Michele vinha sendo cobrado por trazer um novo caminho criativo e estético para a marca, ao que parece ele não ter conseguido atender.
Nos primeiros cinco semestres, a Gucci registrou um crescimento superior a 35% até o primeiro trimestre de 2018. Entretanto, no mês passado, a Kering anunciou que o desempenho da marca caiu se comparado a outras grifes do grupo. As fontes também alegam que a amizade entre o designer e o CEO Marco Bizzarri, que era um forte apoiador do trabalho do artista, já não é mais a mesma, o que pode ter sido um motivador para a saída do designer.
Agora fontes do WWD alegam que François-Henri Pinault pretende trazer um novo ritmo de criação para a marca, que é a líder de vendas do grupo Kering.
Veja a última coleção de Alessandro Michele para a Gucci com um casting de gêmeos.