O novo smartphone? Conheça o AI Pin que estreou no desfile da Coperni
O novo aparelho da startup Humane, criado por ex-funcionários da Apple, promete ser o futuro dos celulares.
O novo smartphone? Conheça o AI Pin que estreou no desfile da Coperni
O novo aparelho da startup Humane, criado por ex-funcionários da Apple, promete ser o futuro dos celulares.
Em setembro desse ano, quando Naomi Campbell pisou na passarela da Coperni, durante a semana de moda de Paris, os olhos mais atentos notaram que havia algo inusitado no styling de seu look: um pequeno gadget quadradinho acoplado à lapela de seu blazer.
Até aí, nenhuma surpresa, visto que a Coperni vem flertando com experimentos tecnológicos há algumas temporadas, vide o vestido feito ao vivo no corpo da modelo Bella Hadid até os cachorros-robôs da Boston Dynamics inspirados pela fábula O Lobo e Cordeiro.
Dessa vez, não se tratava de algo chocante, mas sim do AI Pin, um aparelho que promete ser o futuro dos smartphones, criação da startup californiana Humane, de Imran Chaudhri e Bethany Bongiorno, ex-funcionários da Apple. Ogadget foi apresentado ao grande público no desfile da grife parisiense, aparecendo em alguns looks.
O AI Pin é movido à inteligência artificial e apresenta design compacto com funcionalidades como: controle por voz e gestos, câmera e projetor com tinta a laser – além de apresentar o Chat GPT como seu principal aplicativo de comando.
Mas como Imran e Bethany pretendem fazer o AI Pin o substituto dos smarthphes atuais? Explicamos abaixo cada uma das funcionalidades que o aparelho promete entregar para – quem sabe – desbancar o iPhone.
PROJEÇÃO NA PALMA DA MÃO
Sem tela? Isso mesmo! O AI Pin da Humane prioriza seu contato com o mundo exterior, no entanto, se você sentir falta de recursos visuais, o aparelho apresenta uma funcionalidade de projeção. Por meio de tinta a laser, imagens podem ser projetadas na palma da mão do usuário que pode ser alterada por meio de gestos como fechar os dedos ou inclinar a mão.
COMANDO POR VOZ
Para a Humane, o comando de voz é o futuro! Sem telas, o AI Pin funciona majoritariamente por meio da voz. Utilizando o modelo OpenAi, a empresa cria o AI Mic que consegue acessar todas as informações dentro do dispositivo apenas com um comando de voz. Além disso, ‘‘Catch Me Up’’ é um dos recursos oferecidos pelo sistema, uma forma de atualizar o usuário sobre seus compromissos do dia e e-mails recebidos.
TABELA NUTRICIONAL E TRADUÇÃO EM TEMPO REAL
Algumas das características mais inovadoras do AI Pin se encontram em dois de seus recursos: sua habilidade de ler informações nutricionais dos alimentos e tradução em tempo real, permitindo que conversas aconteçam sem pausas entre pessoas que falam idiomas diferentes.
DISCRETO E PRIVADO
Outra prioridade da Humane é manter a privacidade do usuário intacta. Exemplo disso é, que diferente de outras inteligências artificiais, AI Pin não é ativado por palavra-chave, ou seja, ele não consegue ouvir suas conversas, a não ser que você, de fato, esteja utilizando o aparelho. Além disso, ferramentas como ‘‘Trust Light’’ – ligada quando o aparelho está em uso – e ‘‘Personic Speaker’’ – que cria uma bolha de som que permite que apenas você escute o aparelho, mantém ainda mais vigilância e privacidade para os usuários da Humane.
O acessório custará 699 dólares (aproximadamente 3.350 reais). Essa semana, a startup anunciou a pré-venda do AI Pin ao público para o dia 16 de novembro com as primeiras entregas prometidas para o início de 2024. Teremos que esperar até o próximo ano para ver se realmente as pessoas estarão dispostas a trocar seus smartphones atuais por essa aposta da Humane.