Pantone escolhe Peach Fuzz como a cor do ano de 2024
O tom alaranjado mais suave vem como uma resposta aos tempos atuais de turbulência mundial.
Pantone escolhe Peach Fuzz como a cor do ano de 2024
O tom alaranjado mais suave vem como uma resposta aos tempos atuais de turbulência mundial.
Já virou tradição a escolha de uma cor anual pela Pantone. Desde 1999, a marca anuncia a “cor do ano” no que já se tornou uma tradição que, por mais que tenha perdido a força nos últimos anos, sempre arranca olhares, mesmo que meramente curiosos para ver o tom eleito.
O ano do Pêssego
O escolhido da vez foi a Peach Fuzz, um tom laranja esmaecido – que, ironicamente, nos fez lembrar da música homônima do Tyler, The Creator. No anúncio oficial, a Pantone afirma que a cor é “um tom de pêssego suave, que transmite uma bondade sincera”. Por causa do período repleto de turbulência e polêmica que o mundo está vivendo, a cor pastel aveludada é a resposta da marca.
Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, afirma: “Vemos um foco crescente na comunidade e nas pessoas em todo o mundo reestruturando a forma como querem viver e avaliando o que é importante – que é o conforto de estar perto daqueles que amamos. A cor é aquela cujo abraço caloroso e acolhedor transmite uma mensagem de compaixão e cuja sensibilidade acolhedora une as pessoas e enriquece a alma”.
Como a cor do ano é escolhida?
Tudo começou como uma empresa de pigmentos no início da década de 1950, ali se estabeleceu o “sistema de cores Pantone”, em 1956, graças ao químico e empresário Lawrence Herbert.
Desde então, a companhia com sede em Nova Jersey, nos EUA, apresenta um manual de cores cujas tonalidades são identificadas por diferentes números. São milhares de tons que mudam ano a ano.
A escolha é feita por um time que passa 12 meses analisando o que está acontecendo no mundo, desde o cenário da beleza e moda até ao cinema. A especialista em cores Leatrice Eiseman é a responsável por toda a condução da escolha desde 1999.
Vale lembrar que a Pantone vinha escolhendo tons ligeiramente mais frios nos últimos anos, com exceção do Viva Magenta (2023), Very Peri (2022), Ultimate Gray & Illuminating (2021) e Classic Blue (2020).