Gentle Monster: um olhar nada óbvio
Como a marca sul-coreana se tornou objeto de desejo e um case de comunicação.
Como a marca sul-coreana se tornou objeto de desejo e um case de comunicação.
Gentle Monster: um olhar nada óbvio
Como a marca sul-coreana se tornou objeto de desejo e um case de comunicação.
Como a marca sul-coreana se tornou objeto de desejo e um case de comunicação.
Disruptiva e contemporânea, a Gentle Monster mostra que o mercado de óculos pode ser tão luxuoso quanto às passarelas colecionando uma A-List de celebridades e astros do K-Pop como Rosalía, Pharrell, Jennie do Blackpink, BamBam, Timothée Chalamet, Lewis Hamilton e outros nomes.
Com campanhas hiper criativas e linhas de eyewear com grandes nomes da moda, a sul-coreana Gentle Monster, fundada em 2011 por Hankook Kim – que ganhou investimentos da LVMH em 2017 – prova que customer experience combinado a boas estratégias de marketing – como espaços artísticos, flagship stores e parcerias – podem criar uma base de consumidores fiéis independente do preço de seus produtos.
A marca se popularizou na Coréia do Sul por seus designs que se diferenciavam de óculos comuns – com frames maiores e modernos – e sua aparição em diversos k-dramas – séries sul-coreanas muito populares nos streams asiáticos. Alguns exemplos dessas produções ficam para ‘‘Her Private Life’’, ‘‘Landing on You’’, ‘‘Crash Landing on You’’, ‘‘Itaewon Class’’ e ‘‘The King: Eternal Monarch’’.
Gentle Jelly: A campanha Viral
Seu mais recente lançamento viral foi a coleção ‘‘Gentle Jelly’’. Inspirada em balas de goma e doces de gelatina, a marca criou cinco modelos que brincavam com essa estética nostálgica e vibrante dos anos 2000 – com direito a embalagens divertidas que imitavam pacotes de doce e se tornaram virais.
Para criar uma experiência completa de imersão na temática da coleção, como de comum as ações da marca, foram abertas lojas pop-ups em Seul, na Coréia do Sul, e outra em Pequim, na China, onde o público podia explorar um pouco do universo colorido e sensorial da marca por meio de macro esculturas das embalagens e dos produtos da linha.
Conheça 5 momentos onde a Gentle Monster deu uma aula de construção de marca:
Gentle High School
Antes da coleção ‘‘Gentle Jelly’’, outro sucesso também foi a ‘‘Gentle High School’’ – também conhecida como Optical Collection 2024. Lançada em novembro de 2023, a linha de seis novas armações, teve campanha estrelada pela atriz e modelo japonesa Nana Komatsu e o músico Shinichi Osawa em uma releitura do Ensino Médio japonês com muitas aulas marciais e atmosfera robótica.
M.PRI$$
Após sua primeira collab com os infames CEO Sunglasses, a segunda parceria da Gentle Monster com Alexander Wang intitulada “M.PRI$$.” teve seu debut em 2019 na New York Fashion Week com o lançamento de dois óculos de sol super adorados pelo público.
Gentle Fendi
Unindo a Coréia do Sul com a marca de luxo italiana, ‘‘Gentle Fendi’’ – coleção lançada em 2019 – propôs o lançamento de dois modelos unissex em três cores com direito a uma loja pop-up nomeada Gentle Fendi Café, em Seoul, e campanha dirigida pelo coletivo de artistas russos AES+F.
Gentle Monster x D’heygere
Lançada em 2023, a parceria – ou melhor, casamento, como as marcas gostam de chamar – com a marca francesa de joias é uma das mais conhecidas pelo público amante da marca. Os óculos da colaboração apresentam piercings removíveis para a armação e semelhança a tiaras. ‘‘A campanha de colaboração apresenta um casamento bizarro e único entre Gentle Monster e D’heygere. A conexão deles transcende a distância de 8.965 km e a diferença horária de 7 horas entre Seul e Paris’’, relata o site oficial de compra da collab.
Gentle Monster x Maison Margiela
A colaboração mais notável e importante para a marca foi feita com a Maison Margiela em fevereiro de 2023 com campanha realizada pela artista digital Katherina Jebb em uma fusão futurista e inesquecível de ambos os gigantes da moda.
Hoje
Para os grandes fãs de Gentle Monster x Maison Margiela, na última semana de fevereiro, a marca também anunciou sua segunda collab com a marca de luxo para 7 de março. A colaboração anuncia armações de couro e designer ultra-futurista, com frames que se alongam até o nariz. Essa segunda parte da parceria também irá contar com lojas pop-ups em 5 cidades ao redor do mundo, sendo elas: Nova York, Seul, Xangai, Beijing e Tóquio.
Entre outras novidades deste ano, a marca também anunciou a abertura de sua primeira loja no Japão para o dia 14 de março no elegante e sofisticado bairro de Aoyama, em Tóquio. O anúncio foi feito por meio de um teaser no estilo de animação dos animes e produções japonesas com uma estética sci-fi – dando spoilers do que a marca planeja criar no novo espaço.Atualmente, a Gentle Monster pode ser encontrada em mais de 450 pontos de venda, além de estar presente em 30 países ao redor do mundo.