FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    FFW Sounds: WIU, o multiartista do trap

    De ‘‘Manual de Como Amar Errado’’ à ‘‘Vagabundo de Luxo’’, o artista desafia os subgêneros do trap enquanto compõe, produz e canta.

    FFW Sounds: WIU, o multiartista do trap

    De ‘‘Manual de Como Amar Errado’’ à ‘‘Vagabundo de Luxo’’, o artista desafia os subgêneros do trap enquanto compõe, produz e canta.

    POR Laura Budin

    Vai me dizer que você nunca escutou a frase “Ela não escuta trap, só se é WIU ou Teto” da faixa ‘‘Problemas de um Milionário’’ ou os ritmos de reggaeton em “Coração de Gelo” quando a faixa foi lançada em 2022? WIU vêm conquistando o público do trap de um jeito diferente. Sua abordagem criativa, dançante e contagiante levam o gênero exatamente para suas vivências: um artista, rapper e produtor do Nordeste.

    Quem é Wiu?

    Nascido no Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza, Ceará, WIU – ou Vinicius William – é um rapper, compositor e produtor de 22 anos que começou lançando músicas no Soundcloud até ser chamado por Matuê para fazer parte da 30PRAUM. Produtor de ‘‘Máquina do Tempo’’ e com dois álbuns na carreira, WIU está no top 3 dos rappers no Spotify Brasil, tem 10 milhões de ouvintes mensais e é detentor de quase 3 bilhões de streams nas plataformas digitais com seu estilo único e quente inspirado nos ritmos e vivências cearenses.

    Vale ouvir
    ‘‘Manual de Como Amar Errado’’ apresentou faixas para o público como ‘‘Coração de Gelo’’ e ‘‘Brinca Demais’’. Em sua nova fase, ‘‘Rainha da Finesse’’, o single introdutório ao novo álbum de WIU é a faixa perfeita para quem entender quem é o ‘‘Vagabundo de Luxo’’ com elementos musicais voltados ao forró, piseiro, jazzy e detroit. Entre outras faixas do novo disco, ‘‘Amor de 1h’’, ‘‘Casa do Tio Wiu’’ e ‘‘Vidigal’’ também são grandes apostas para hits neste novo projeto.

    ‘‘Acho que o trap é sempre o mais desafiador. Eu sempre gostei de me arriscar, acho que dentro da 30PRAUM, eu sou inclusive um dos artistas que mais se arrisca em outros gêneros, outras brincadeiras musicais. Então pra mim tudo foi muito divertido, mas o trap sempre é a maior responsabilidade, sem dúvidas!’’, explica WIU em entrevista à FFW.

    Álbum para conhecer

    Lançado esta semana (10.07), ‘‘Vagabundo de Luxo’’ é uma coletânea de faixas perfeitas para quem já está sonhando com o verão. Reggaeton, jersey, forró, funk, elementos do piseiro e trap passeiam pelas 13 faixas do álbum que receberam teasers – gravados em uma diária de somente 12 horas – publicados dentro do ‘‘Wiu Show’’ no Instagram do artista. No entanto, se você quer conhecer a história completa do WIU, também recomendamos ‘‘Manual de Como Amar Errado’’ e suas 15 faixas que passeiam por um lado mais romântico do artista.

    ‘‘Tem música que eu gravei há dois anos, tem música que eu gravei um mês atrás, então é uma seleção de músicas que se encaixam perfeitamente. Foi muito foda, foi divertido, várias dessas eu gravei na estrada, sabe? Ali antes do show, depois do show, ou depois de algum rolê, depois de ter ido encontrar alguém. Eu sou muito sensível quanto a minha inspiração, quanto ao que me dá vontade de criar, então, toda hora eu tô criando alguma coisa, eu nunca paro, qualquer acontecimento, eu crio uma música e esse álbum tem uma diversidade interessante da minha criatividade’’, conta WIU.

    Estilo & Estética

    Na moda, WIU vem cada vez mais se descobrindo como um artista que ama peças oversized e que trazem conforto. Em entrevista, o rapper disse que hoje não se preocupa mais se a roupa é de marca ou não, e consegue ver claramente uma diferença entre o WIU do palco e o WIU dentro de casa: ‘‘O WIU no pessoal, ele quer tá igual um moleque. Eu tô em casa e eu tô de camisa de time,‘berma’ e chinelo – eu me amarro em camisa de time! […] Eu gosto de ficar confortável. O WIU que tá no palco, ele preza por uma parada de energia, o palco é energia, meu show é pra cima, eu gosto de levantar a galera’’, finaliza o artista.

    Para conferir trechos da entrevista, confira nosso post no Instagram:

    Não deixe de ver
    Audrey Nuna: A nova voz do hip-hop experimental
    Sonhos, brigas e Rock’n’Roll: A história de Fleetwood Mac irá ganhar um documentário
    O que está por trás do visual de “Caju”, de Liniker?
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    “Funk generation” de Anitta é o primeiro álbum de funk indicado ao Grammy
    Teto Preto e a fusão de identidades no novo álbum “FALA”
    Maria Beraldo celebra identidade e sexualidade por meio da música
    O Fashion Show de Charli XCX e Troye Sivan na Sweat Tour
    Amaarae: pop, afrobeats e espiritualidade
    O pop alternativo e sensual de Artemas
    FFW