FFW Sounds: Charm mone apresenta “CORRE”, seu primeiro álbum
Em conversa com o FFW, Charm Mone dividiu um pouco de seu processo de criação e momentos desse novo passo na música!
FFW Sounds: Charm mone apresenta “CORRE”, seu primeiro álbum
Em conversa com o FFW, Charm Mone dividiu um pouco de seu processo de criação e momentos desse novo passo na música!
Charm Mone estreia com o álbum ‘‘CORRE’’, uma fusão de rap, trap, música eletrônica e pop, inspirado em suas experiências pessoais e já pode ser a sua nova artista favorita no cenário brasileiro. O projeto reflete sua evolução artística, abordando temas como superação e desafios. Com produção de Carlos do Complexo e colaborações de EVYLiN e Kayode.
QUEM É CHARMMONE?
Charm Mone, cantora nascida no interior do Paraná, cresceu imersa em música, influenciada diretamente por seu pai, que trabalhava na rádio. Desde cedo, suas referências musicais foram diversas, abrangendo desde as divas do rádio brasileiro até o Hip-Hop e R&B norte-americano, com inspiração em artistas como Missy Elliot e Destiny’s Child. Charmmone iniciou sua jornada artística aos 12 anos, através da dança, e mais tarde enveredou pelas artes cênicas. Sua carreira musical começou a tomar forma após se mudar para Berlim para uma residência artística, conquistada através de um projeto de bolsas do governo. Em 2020, lançou seu primeiro EP e, atualmente, celebra o lançamento de seu aguardado primeiro álbum de estúdio.
VALE OUVIR:
Questionada sobre a faixa mais desafiadora de produzir do álbum, a cantora respondeu: “DOTADA. Trazer um pouco da experiência que tive com minha família para essa música não foi fácil, até por que eu nunca achei que sentiria essa vontade, de direcionar minha raiva, de transformar um dos meus dilemas. Mas eu sei que infelizmente também, minha história não é isolada. Eu precisava criar uma música de superação, mas uma música que situasse o inimigo. Torço muito para que “DOTADA” vire o hino daquelas que, assim como eu, foram sua própria família”.
– O que te inspirou a criar este álbum?
“Sendo muito honesta, mudar de vida. Criar um álbum é me dar essa chance de poder mostrar o que eu vim fazer aqui. É também mostrar que eu vim pra ficar, minha carreira está apenas começando e eu tô pronta!”
– Pode nos contar sobre o processo de composição das músicas?
“Este projeto reúne partes do meu universo musical atual e fala das fases e momentos que vivi desde 2020, quando comecei a entender a necessidade de entrar em uma nova etapa do meu trabalho & carreira. Em Janeiro de 2023, eu comecei a produzir os beats, mas foi só em Janeiro de 2024, um ano depois, que entramos no estúdio para produzir o álbum e levantar a era de fato.
Foi um processo bem complexo do ponto de vista pessoal, mas criativamente saboroso. Porque ao mesmo tempo em que eu tive que lidar com vários dos meus pesadelos, revisitando vários dos momentos mais difíceis da minha vida, eu pude ver que a guerrilha sempre esteve presente, e que eu nunca deixei de lutar por mais. Eu meio que me tornei ok a persona do álbum!”
ÁLBUM PARA CONHECER:
“CORRE” é um álbum autêntico que reflete a evolução artística de Charmmone desde o interior do Paraná. Misturando influências a cantora aborda temas de superação e resistência. A figura da “Mulher Guerrilha” simboliza essa luta feminina, com faixas como “CONTROL”, “DOTADA” e “LIES” que tratam de conquistas e desafios pessoais. Co-produzido por Carlos do Complexo, o álbum combina rap, trap, club e pop em faixas vibrantes, pensadas para apresentações ao vivo. Charmmone, que também assina a produção e composição, explora sua versatilidade musical com colaborações de artistas como EVYLiN e Muse Maya. “CORRE” é um exemplo da força e transformação, e é recomendado para quem busca inovação, intensidade e autenticidade musical e visual.O álbum, lançado pelo selo JOINT, traz 12 faixas, incluindo 8 inéditas e 4 do EP “KM-S”.
– Qual é o tema central ou o conceito do álbum?
“Musicalmente, o projeto representa um novo marco na minha criação e possibilita o exercício de todas as minhas habilidades; nele eu produzo, componho, escrevo e interpreto. Ele foi construído a partir de um desejo de amplificar a potência da minha voz. As temáticas são cotidianas para mim e acredito que para muita gente. Mas sobretudo, foi um projeto pensado para o ao vivo; as referências musicais e os lugares que chegamos com as produções foram muito influenciados pela vontade de voltar aos palcos. Mas dessa vez com um projeto que desafiasse mais o público.”
– Como você escolheu o título do álbum? O que ele significa para você?
“O conceito ilustra um cotidiano muito sombrio que muitas mulheres vivem e sobrevivem. O título estampa tanto essa parte quase que literal da palavra, onde se sugere o movimento, mas também tudo que eu passei e ainda passo para poder tornar real este projeto. É realmente um álbum de conquista e eu espero que as pessoas possam se reinventar a partir dele.”
O CONCEITO VISUAL:
A metáfora do carro como uma máquina que não apenas corre, mas se movimenta com intensidade, foi a base para criar um conceito que conecta a força do veículo com a expressão artística de Charmmone.
Esse conceito simboliza tanto a potência sonora quanto a mensagem de empoderamento e provocação presente nas letras. O auge da narrativa surge com a apresentação da “Mulher Guerrilha”, a persona que representa o projeto.
– Que novas sonoridades ou elementos musicais você experimentou neste álbum?
Eu quis muito idealizar um projeto que me colocasse num lugar de artista pop do rap mas que não ofuscasse minha essência experimental e eletrônica, afinal eu comecei na pista! Nessa era temos muito Rap, Trap, e Club em uma roupagem Pop – ao longo do álbum quero que os ouvintes viagem entre os gêneros mas sem perder a essência do punch que uma boa música de pista traz. O Álbum conta uma história, então ouçam de forma corrente, do começo ao fim!
ESTILO E ESTÉTICA:
Seu estilo reflete diretamente suas emoções e como ela se percebe em diferentes momentos ou projetos. Ela se inspira em profissionais que admira por sua habilidade de reinventar a moda global, como Suyane Ynaya, Ib Kamara, Casey Cadwallader e Law Roach. Charmmone também destaca Diego Tofolo, que tem sido o responsável pela moda de seus projetos desde o início, proporcionando-lhe momentos memoráveis no mundo fashion. No seu dia a dia, alguns itens são marcantes em seu estilo, como a bolsa Dupe da Balenciaga, os tênis Nike Sacai x LDWaffle e os óculos da Gentle Monster. Para suas performances no palco, a cantora opta por uma bota preta de couro, peça essencial em suas apresentações.
– Como você espera que os fãs recebam este álbum?
“Com muito sangue nos olhos! Estou muito realizada com o universo sonoro que criei junto do Carlos do Complexo com quem tive a honra de produzir este álbum. Não medimos esforços para apresentar uma sonoridade fresca, quente e inusitada. O projeto está cheio de surpresas e conta com colaborações brilhantes da cena em todas as frentes, do som aos visuais, na beleza, moda, arte, em cada aspecto tive a sorte de trabalhar com pessoas que admiro e respeito profundamente. Espero que meus fãs possam ouvir meu coração, minha alma, e todo o amor e tesão que coloquei em cada detalhe, em cada som. E que este álbum seja um rito de passagem para muitas de nós, que seja celebração mas também espero que o CORRE seja o começo de uma nova era para todos nós! Estou muito feliz com essa nova era e não vejo a hora de vivermos juntos essa experiência!”
– Por fim, que podemos esperar dos videoclipes ou das apresentações ao vivo deste álbum?
Muito CUNT! Eu tenho idealizado muitas coisas para poder apresentar esse álbum ao público. Eu tenho um tempo de palco e tenho sentido muita falta de poder apresentar experiências que sejam marcantes, e as últimas vezes que subi ao palco, tanto no Fúria Tour da Urias ou ainda na última edição do Primavera Cidade, eu tive mais certeza ainda de que ali era o meu lugar. Agora é sobre os contratantes, minhas DM’s estão abertas e eu tô pronta pra levar este projeto Brasil afora! And of course, we are also ready for the world!