Absolut e Copy Magazine se unem para desafiar os estereótipos da fotografia criada por inteligência artificial
O projeto inclui a criação de 10.000 imagens com um recorte de fluidez de gênero, etnia, idade e tipos de corpo.
Absolut e Copy Magazine se unem para desafiar os estereótipos da fotografia criada por inteligência artificial
O projeto inclui a criação de 10.000 imagens com um recorte de fluidez de gênero, etnia, idade e tipos de corpo.
A tecnologia tem desempenhado um papel crucial na transformação de diversos setores, e a moda não é exceção. Nos últimos anos, inovações tecnológicas têm remodelado como o setor opera, desde o design à produção, e até na forma como as marcas se conectam com os consumidores ou organizam seus estoques.
E uma das áreas mais impactadas tem sido a fotografia, onde a Inteligência Artificial está emergindo como uma força disruptiva, que encanta e surpreende, ao mesmo tempo que causa muitas perguntas e levanta questões sobre autenticidade e o papel do fotógrafo na criação.
Com a IA, é possível criar imagens hiper-realistas que confundem nosso olhar à primeira vista. É possível imaginar novos mundos, novas pessoas, novas maneiras de existir, vestir e se comportar. Ferramentas como Midjourney permitem a criação, edição e manipulação de imagens de maneira muito rápida e eficiente.
Mas apesar das vantagens, o uso de IA na fotografia de moda também tem gerado preocupações no que diz respeito à representatividade. As imagens geradas por Inteligência Artificial muitas vezes refletem vieses presentes não apenas nos humanos que usam essas ferramentas, mas também nos dados com os quais essas inteligências foram treinadas. O resultado é uma falta de diversidade nas representações de corpos, etnias e gêneros. E sabemos que isso pode perpetuar preconceitos, estereótipos e reforçar padrões de beleza limitados.
Entra em cena uma parceria que chega para criar um retrato mais inclusivo na representação da moda feita por IA. Absolut, marca que sempre esteve atenta às tendências e transformações culturais, junta-se a Copy Magazine, a primeira revista de moda feita inteiramente por inteligência artificial. A iniciativa é do sueco Carl-Axel Wahlström.“Junto com Absolut e a Unsplash, estamos empenhados em remodelar a narrativa em torno do preconceito da IA na moda . Ao aproveitar a tecnologia de forma responsável, podemos redefinir os padrões de beleza e promover uma representação inclusiva da diversidade no cenário da moda.”, afirma Wahlström.
O projeto, que integra a iniciativa Absolut Intelligence, inclui a criação de 10.000 imagens com um recorte de fluidez de gênero, etnia, idade e tipos de corpo. Elas serão compartilhadas através do site Unsplash, um banco de imagens gratuitas e de alta qualidade, como uma maneira de “hackear” o algoritmo de IA e oferecer aos usuários imagens lindas e que passam longe de uma visão estereotipada da fotografia de moda.
E a segunda edição da Copy Magazine foi feita em parceria com Absolut, marca que por mais de 40 anos, defende a inclusão, a fluidez e a representação baseada na diversidade.“O espírito da nossa marca está enraizado no conceito de mistura – misturar ideias, identidades, pessoas, perspectivas e bebidas. Dada esta base, sentimos uma profunda responsabilidade de enfrentar frontalmente os preconceitos na IA”, pontua Debasree Dasgupta, vice-presidente global de marketing de Absolut Vodka.
Nesse novo mundo que está surgindo, parcerias desse tipo serão cada mais bem vindas e necessárias, para provocar conversas, desafiar olhares, inspirar e criar novos processos criativos.
Para ver as imagens geradas por IA, visite www.absolutintelligence.com
#BebaComModeração [Não compartilhe com menores de 18 anos]
–