FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Jean Tassy e a alquimia sonora de ‘‘Acrônico’’

    “Acrônico”, seu segundo álbum de estúdio, conecta ritmos, parcerias e cinema em um projeto multifacetado.

    Jean Tassy e a alquimia sonora de ‘‘Acrônico’’

    “Acrônico”, seu segundo álbum de estúdio, conecta ritmos, parcerias e cinema em um projeto multifacetado.

    POR Laura Budin

    Se o tempo é acrônico, Jean Tassy é o alquimista que transforma minutos em melodias. No seu mais novo álbum, ‘‘Acrônico’’, o artista brasiliense convida o ouvinte a uma jornada que mistura poesia, cinema e ritmos inesperados. Com a produção do parceiro de longa data Iuri Rio Branco e colaborações de nomes como Liniker e Don L, Jean prova que seu lugar é onde a criatividade encontra a ousadia. Entre batidas que ecoam maturidade e versos que reverberam introspecção, o disco é mais que música: é um convite para repensar as fronteiras entre o tempo e a arte.

    Hoje, o FFW te conta o que acontece quando Jean se torna o protagonista do seu próprio curta-metragem sonoro.

    Quem é Jean Tassy?

    Foto: André Iosolini

    Jean Tassy, 29, é cantor, compositor e músico de Brasília com um percurso que começou no rap, no grupo TheGust MC’s, e ganhou novos contornos em 2018, quando iniciou sua carreira solo. Transitando entre NeoSoul e R&B contemporâneo, seu trabalho explora a versatilidade musical com composições que vão de reflexões do cotidiano a questões mais introspectivas. Com mais de 250 milhões de plays nas plataformas digitais, Jean construiu uma discografia marcada por projetos conceituais, como sua saga das quatro estações, que reflete as diferentes fases de sua trajetória artística.

    Uma música para começar

    Jean Tassy é músico, mas também é poeta — e o lirismo sempre foi um dos pontos altos de seu trabalho. Em ‘‘Ela é Tipo’’, faixa de seu novo álbum ‘‘Acrônico’’, ele revela um outro lado, explorando ritmos e a sensualidade do nordeste em uma parceria com Wiu. A música mistura metáforas provocantes e batidas envolventes, destacando a versatilidade de Jean como compositor. Para quem deseja mergulhar ainda mais em sua obra, faixas como o hit ‘‘Diz Pra Mim’’, a introspectiva ‘‘Desligado’’ e o ambicioso projeto ‘‘Nômade’’ são convites para explorar a amplitude de seu universo musical.

    Álbum para conhecer

    Jean Tassy apresenta ‘‘Acrônico’’, seu segundo álbum de estúdio, lançado em novembro de 2024. O trabalho marca um novo momento na trajetória do artista, refletindo amadurecimento e introspecção, com colaborações com nomes de peso como Liniker, Don L, Duquesa, WIU e Yago Opróprio. A produção musical é assinada por Iuri Rio Branco, parceiro de longa data de Jean e destaque na cena pop alternativa brasileira, com um currículo que inclui álbuns premiados no Grammy Latino e colaborações com artistas como Marina Sena e Flora Matos. A relação entre Jean e Iuri, baseada em experimentação e cumplicidade criativa, é essencial para a identidade sonora do projeto.

    Curta-metragem

    O álbum também foi acompanhado de um curta-metragem homônimo, dirigido pela dupla Blue (Helder Fruteira e Carol Aó) em colaboração com a diretora criativa Sabrina Destefani. Inspirado no gênero coming of age, o filme explora transições de fases e os dilemas do amadurecimento, refletindo também os desafios da vida artística e as nuances das gerações atuais. A narrativa visual, lançada poucos dias antes do álbum, foi exibida em eventos exclusivos em São Paulo, trazendo uma extensão imagética ao conceito do disco. Com o apoio de produtoras como Pródigo Filmes e Studio Curva, o curta conecta música e cinema em um diálogo que amplifica o impacto de ‘‘Acrônico’’.

    Não deixe de ver
    Lady Gaga lança versão rock de clássico natalino
    Olivia Dean: A alma do novo soul britânico
    Audrey Nuna: A nova voz do hip-hop experimental
    Sonhos, brigas e Rock’n’Roll: A história de Fleetwood Mac irá ganhar um documentário
    O que está por trás do visual de “Caju”, de Liniker?
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    “Funk generation” de Anitta é o primeiro álbum de funk indicado ao Grammy
    Teto Preto e a fusão de identidades no novo álbum “FALA”
    Maria Beraldo celebra identidade e sexualidade por meio da música
    FFW