A Balenciaga apresentou hoje (09.03) em Paris sua coleção mais básica desde que Demna assumiu a marca. Desde 2022, após a polêmica campanha com crianças e artefatos fetichistas, a marca passou de queridinha para alvo de criticas e boicotes. Suas vendas que estavam lá em cima despencaram, levando junto os números da Kering que teve queda de 12% em 2024. A crise pela qual passa o grupo e algumas de suas marcas pode ter refletido no que vimos hoje na passarela da Balenciaga.
Uma coleção extremamente austera e comercial – ou “standard” como dizia a estampa numa camiseta, sem os recursos de choque que estavamos acostumados ao ver um desfile de Demna. O primeiro look já dava pistas, um terno preto com camisa branca e gravata. Precisa dizer mais? O que vimos na sequência foi uma serie de clássicos da alfaiataria, de uniformes, que aos poucos foi se combinando com jaquetas doudones justinhas, corsets, camisa pólo até que a grande novidade da coleção apareceu: a colaboração inédita com a Puma que rendeu uma serie de conjuntos esportivos e uma versão do tênis queridinho do momento – o Speedcat, todo desgastado, bem ao estilo que Demna gosta.