FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade
    Dekmantel: garimpando música e moda
    Dekmantel: garimpando música e moda
    POR Redação
    © Reprodução

    © Reprodução

     

    Por Dekmantel Family

    As interfaces entre moda e música são muitas e foram cobertas à exaustão pela glosa cultural dos nossos tempos. Será que é possível dissociar o jazz do flapper dress; o Afro Beat da cromaticamente rica indumentária africana; a Disco da exuberância e brilho do lurex e do nylon? Dissociar o Hip hop da era dourada dos momentos seminais do streetwear oversized afro-americano; a emergente cena clubber do fin de siécle dos novos materiais sintéticos da época e da revivescência das vestimentas da classe trabalhadora? Cada cena, movimento ou vanguarda é associada a um determinado estilo ou peça que se torna icônica e, naturalmente, parte de sua identidade coletiva.

    Porém, para além dessas sinergias, há diversos outros pontos de convergência nos quais essa familiaridade se torna mais evidente e um deles raramente é tido como notório: a garimpagem, aquela atividade que energiza tanto brechós quanto lojas de discos. Não é apenas o colecionismo, mas sim aquela satisfação de adquirir uma peça rara, esquecida, em um brechó por um preço irrisório e vê-la ganhar vida novamente em seu uso, revivendo uma estampa ou um caimento que não eram vistos há décadas e, no processo, vê-la ser valorizada de uma forma diversa.

    © Reprodução

    © Reprodução

    Tais conquistas são em muito semelhantes àquelas que impulsionam os crate-diggers quando vasculham armazéns e passam horas a fio descobrindo novas músicas e desenterrando outras, em busca da batida perfeita. Discos outrora enterrados sob camadas de poeira, soterrados por outros que tiveram destinos mais auspiciosos entre vogas e tendências.

    E é muito dessa atmosfera de descobrimento e fascínio que vamos trazer para o Dekmantel, um festival que em muito vive por conta desse amor incondicional à música que movimenta garimpeiros fanáticos e dançarinos frenéticos aqui e por todo o mundo.

    Nos dois vídeos que preparam o terreno para o festival, mostramos os pólos que animam esse eixo, celebrando as histórias de um lojista dos mais estimados de São Paulo, o Celso da Celsom, e de uma dupla de DJs que elevou essa arqueologia musical à forma de arte, Millos e Augusto, da Selvagem.

    Ingressos e informações sobre o Dekmantel São Paulo que acontece nos dias 4 e 5 de fevereiro.

    + Um dos melhores festivais de música do mundo, Dekmantel chega ao Brasil em fevereiro

    + Festival Dekmantel ganha coluna semanal no FFW

    *O FFW, parceiro oficial do festival passa a publicar uma coluna semanal do Dekmantel, sempre às sextas até 4 de fevereiro

    Não deixe de ver
    Sonhos, brigas e Rock’n’Roll: A história de Fleetwood Mac irá ganhar um documentário
    O que está por trás do visual de “Caju”, de Liniker?
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    “Funk generation” de Anitta é o primeiro álbum de funk indicado ao Grammy
    Teto Preto e a fusão de identidades no novo álbum “FALA”
    Maria Beraldo celebra identidade e sexualidade por meio da música
    O Fashion Show de Charli XCX e Troye Sivan na Sweat Tour
    Amaarae: pop, afrobeats e espiritualidade
    O pop alternativo e sensual de Artemas
    Nina Fernandes explica seu novo álbum “Bhangzwn”
    FFW