It’s Balenciaga, Bitch! Se Demna vinha sendo cobrado para mudar, ele mudou – mas, calma, foi bem ao seu modo. Sobre uma enorme mesa de madeira laqueada fazendo as vezes de passarela, as primeiras modelos submergem da escuridão, ao som da icônica “Why Don’t You Do Right?” [Por Que Você Não Faz Direito?, em tradução livre], todas de lingerie branca, bege, preta. Sexy. E sexy vende, todo mundo sabe.
Na fila A, Nicole Kidman e Lindsay Lohan, a obsessão de Gvasalia pela Hollywood da sua infância segue bem intensa no seu moodboard e na estratégia da marca. Eis que tão inesperada quando a primeira música, começam os samples de “Gimme More”, hino que é o puro suco da música pop e hit de Britney Spears. A coleção então passa a ter uma outra cara, aquela já mais familiar com jaquetas bomber volumosas, sneakers gigantes, patchwork de peças, calças transformadas em golas, agasalhos como saias mídi, estampas irônicas (Fashion Designer, Human Being), referências à Margiela e por aí vai.
E como Demna gosta de provocar e ser irônico, claro que ele ia trazer novos elementos: top faixa e calça legging, dois símbolos da falta de estilo e casualidade, ali, na passarela da Balenciaga, juntinhos. Num mundo que voltou a ser obcecado pela magreza, esse duo deixa tudo em evidência, assim como cintura baixa mais baixa que você já viu, quase revelando os pelos púbicos, em contraponto a um boné-máscara que esconde o rosto por completo, discrepâncias que ele adora.
A piada foi feita, resta saber se ela vai arrancar risadas não só do público, como dos executivos da Kering.