FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    A história de 5 relógios clássicos e atemporais

    Antes apenas funcional, os relógios de pulso se tornaram acessórios de estilo e, por que não, investimento.

    A história de 5 relógios clássicos e atemporais

    Antes apenas funcional, os relógios de pulso se tornaram acessórios de estilo e, por que não, investimento.

    POR Gabriel Fusari

    Com a popularidade dos celulares, os relógios de pulso, que nasceram com a função de marcar as horas, ganharam status de acessório – e em alguns casos, de joia – que elevam um qualquer look. Surgido no início do século 19 pelas mãos de Abraham Louis Breguet a pedido da irmã de Napoleão Bonaparte, a peça evoluiu até se tornar a peça que conhecemos hoje, combinando design e tecnologia. 

    Atualmente, esse item tem um mercado forte que compete de frente com outros bens colecionáveis, como joias, bolsas e carros. Segundo matéria da revista Forbes, em 2023 a valorização de relógios de luxo superou a de ações de empresas na bolsa de valores, em grande parte por conta da escassez. Ainda, segundo um relatório do Boston Consulting Group e da Watch Box, os preços dos relógios de luxo no mercado de seminovos aumentaram em média 20% ao ano nos últimos cinco anos. Esses dados mostram que o relógio é um ótimo investimento para quem quer um acessório que tenha custo benefício a longo prazo. 

    Aqui te contamos a história de alguns modelos que já podem ser considerados clássicos. Quem sabe não é a hora certa de encontrar um relógio para chamar de seu. 

     

    CARTIER SANTOS

    O Cartier Santos foi lançado no início do século XX quando o aviador brasileiro Alberto Santos-Dumont se juntou ao amigo joalheiro Louis Cartier para desenvolver um relógio que fosse prático para usar enquanto voava. Na época, os relógios de bolso eram os mais comuns e ambos entenderam que um relógio de pulso facilitaria o manejo enquanto Dumont pilotava seu avião. Com design inovador para a época – e atemporal -, ele apresenta uma caixa quadrada, bem diferente de relógios redondos da época, e acompanhava um fecho de fivela e pulseira de couro. O que fazia ser tão revolucionário era o fato de ser o primeiro relógio de pulso masculino, uma vez que na época o modelo era mais usado por mulheres. 

     

    PATEK PHILIPPE NAUTILUS

    O icônico modelo da Patek Philippe foi lançado no ano de 1976 por uma vontade da marca suíça de alta relojoaria de querer se aventurar no mercado de relógios esportivos. Com o passar do tempo, a marca especialista em produzir modelos feitos em ouro e platina, buscou se adequar a tendência do momento para lançar um relógio de aço inoxidável. Assim, convidou o designer de relógios Gérald Genta para desenvolver um modelo que fosse inspirado nas janelas de navios. Por conta disso, foi batizado como Nautilus, apresentando uma caixa octagonal com laterais arredondadas. 

     

    ROLEX OYSTER

    De todas as marcas de relógio, a Rolex é a mais conhecida. Talvez, seja pela história do Rolex Oyster, considerado o primeiro relógio à prova d’água e poeira do mundo. Lançado em 1926, o fundador da marca Hans Wilsdorf buscava criar um relógio ultra resistente para poder posicionar a Rolex como a melhor relojoaria de sua época. Para isso, ele desenvolveu um sistema de caixa hermética que envolvia uma tampa de rosca, uma coroa e um vidro de rosca, garantindo assim impermeabilidade. Para mostrar que não estava de brincadeira, em 1927 Mercedes Gleitze, uma nadadora britânica, atravessou o canal da mancha usando o acessório. Depois de dez horas em águas geladas, ela voltou com o relógio intacto e funcionando perfeitamente, fazendo com que a Rolex ficasse conhecida como uma marca de relógios resistentes. 

     

    TUDOR SUBMARINER  BLACK BAY 58

    Conhecida como irmã mais nova da Rolex, a Tudor também mergulhou de cabeça nos relógios náuticos se tornando referência no mercado. O seu principal modelo foi o Tudor Submariner, lançado em 1954 para ser uma versão mais acessível do modelo de mesmo nome da Rolex, mantendo o alto padrão de qualidade e robustez. Por conta da sua qualidade e preço mais em conta do que sua irmã mais velha, ele foi utilizado por forças militares no mundo todo, como a marinha francesa e britânica. Com o passar do tempo, a linha foi aperfeiçoada até dar espaço para um novo modelo que o substituiu, chamado Tudor Black Bay, que traz elementos de design e funcionalidades inspirados no primeiro modelo da marca. 

     

    CASIO Série A158WA VINTAGE

    Popularizado na década de 1980, hoje ele é reconhecido como um ícone retrô. Tudo começou em 1974 quando lançaram o Casiotron, modelo de display digital automático, que foi desdobrado em outras variações com calculadora, despertador e até calendário. O mais popular hoje é o Casio F-91W, de design simples e preço acessível, com funcionalidades de cronômetro, alarme, iluminação e resistentes à água. Pelo design minimalista e retrofuturista, ele se tornou um acessório cult, desejado entre os jovens. 

     

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW