FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    As clássicas chuteiras nos holofotes da moda

    O retorno do emblemático modelo para além do esporte

    As clássicas chuteiras nos holofotes da moda

    O retorno do emblemático modelo para além do esporte

    POR Redação

    Por: William Cerqueira (@bloke.br)

    O retorno das clássicas chuteiras com a “língua dobrada” que foram popularmente usadas na segunda metade do século vinte e estiveram dentro dos gramados até o início dos 2000 voltam à moda, agora como tênis, com uma estética única que esteve presente em momentos marcantes do futebol e foram usadas por ícones como Pelé e Maradona.

    O retorno da parceria entre a Fenty e a Puma foi muito noticiado, por conta da volta de Rihanna como diretora criativa, na nova leva da parceria, a popstar trouxe os clássicos modelos de volta, com um contexto histórico que está presente na Puma  que possui uma longa relação com o futebol e trazendo referências do passado da marca no esporte. Nota-se um resgate do mesmo visual das clássicas chuteiras em formato de tênis, da forma tradicional no material que compõe o produto e nas cores preto e branco, o Avanti (como é batizado) também conta com a opção em prateado que trabalham uma imagem de moda mais atual e fashionista.

    A estilista britânica Grace Wales Bonner (um dos grandes nomes responsáveis por este retorno) em parceria com a adidas também trouxe um design mais esportivos ao tradicional Samba, a parceria que já contou com outras coleções, sempre elegeu peças que referenciam o universo esportivo – como foi o caso dos uniformes da seleção Jamaicana de futebol. Nos tênis, o clássico elemento da “língua dobrada” que caracterizava as chuteiras usadas no passado é presente no design.

    A Asics também lançou seu modelo com referências as chuteiras de futebol junto com a OTTO 958, o projeto de Kiko Kostadinov e Morán Morán.. O resultado?Um design que lembra os calçados do início dos anos 2000 com elementos bem perceptíveis tanto no material, quanto na entressola do tênis e em sua estrutura com a língua e o cadarço assimétrico.

    Além das colaborações das marcas que já possuem história e tradição na moda esportiva a Acne também experimentou se aventurar no tradicional vestuário do futebol, a marca sueca lançou o Bolzter Football Sneakers, o modelo conta com a cor prateada e com o verde, amarelo e vermelho em tonalidades claras formando um degradê na língua e na parte central do cabedal seguindo o design da década retrasada, possuindo semelhança com as chuteiras da linha Total 90 da Nike, o tênis também conta com a assinatura da marca como se fosse um autógrafo de um jogador, como os modelos citados anteriormente a Acne usou um visual clássico junto ao couro que era o material usado nas chuteiras antigas contrastando com o solado que conta com uma estrutura mais robusta.

    Uma peça de vestuário clássica do futebol está sendo explorada pela primeira vez dentro das grandes marcas em outros segmentos além do esporte, apesar da chuteira moderna usada nos gramados atualmente conte com diversas tecnologias, as referencias que tem sido usadas são as mais clássicas possíveis, resgatando elementos que marcaram décadas no esporte mais popular do mundo.

    Não deixe de ver
    Naomi Campbell assina para BMW carro de veludo e lantejoulas
    Todos os looks de Lewis Hamilton no GP de Miami de f1
    Fear of God Athletics revela nova coleção
    A relação histórica entre o tênis e a moda
    Jisoo e Paul Mescal na nova campanha da Cartier, a coleção da Supreme com a Maison Margiela e muito mais
    Os tênis de corrida preferidos de quem pratica o esporte – e dos fãs da peça em si
    Está todo mundo correndo? Como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes
    Hailey Bieber na nova campanha da Fila, a possível venda da Rare Beauty, de Selena Gomez, a mudança do nome do tênis Vert no Brasil e muito mais
    Nike e CBF lançam nova coleção da Seleção Brasileira
    Rayssa Leal e Nike apresentam o edital “Skate pela Mudança Social”
    FFW