FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Autenticidade e estilo à prova de tendências: o que faz da chrome hearts um sucesso

    Os acessórios em metal e peças de couro da marca cult tem atravessado gerações e conquistado novos fãs

    Autenticidade e estilo à prova de tendências: o que faz da chrome hearts um sucesso

    Os acessórios em metal e peças de couro da marca cult tem atravessado gerações e conquistado novos fãs

    POR Vinicius Alencar

    Matéria atualizada em 02.04.2024

    Em meio a tantas tendências e expressões seguidas de “core”, que surgem e somem com a mesma rapidez, fica difícil acreditar na fidelidade a um estilo pessoal – daqueles que aliam verdade com identidade e vão se atualizando sem perder a essência. Quem resume essa fórmula perfeitamente é a Chrome Hearts. 

    Talvez você não a conheça de nome, mas deve ter se deparado com alguma de suas criações. Fundada em 1988 por Richard Stark e amigos, a marca começou focada em peças artesanais de couro e acessórios de metal, que em pouco tempo se tornaram uniforme da banda Guns’N’Roses e influenciaram toda uma geração – com milhares de cópias ao redor do globo. 

     

    Cruzes e couro

    As letras góticas bem características e os elementos da virada dos anos 1980 para 1990 poderiam ter se tornado datadas, mas alcançaram o status de cult e os motivos são inúmeros. 

    A começar pela lista fiel de clientes e admiradores, que é super eclética: Cher, Elton John, Rihanna, Jay Z, Post Malone, Rei Kawakubo, Rick Owens e jovens estrelas da NBA como Shai Gilgeous-Alexander.

    Do showbusiness aos fashionistas todos admiram a Chrome Hearts por ser o resumo do espírito rocker de Los Angeles – Karl Lagerfeld, inclusive, possuía uma extensa coleção de correntes, anéis e cintos. Em 2022, o CFDA reconheceu a relevância da Chrome Hearts ao dedicar à marca o prêmio Geoffrey Beene Lifetime Achievement Award.

    a clássica calça de couro com recortes de cruzes da Chrome Hearts

    Family business: os stark

    Negócios em família

    Outro motivo incontestável: se manter familiar e sem comprometer sua identidade por pressão de investidores, sem e-commerce e proibindo que o interior de qualquer uma de suas 33 lojas físicas seja fotografado. O que alimenta toda uma aura de mistério e preserva uma experiência intimista com o universo da marca. 

    O patriarca, Richard e a esposa Laurie Lynn continuam se envolvendo em cada detalhe, apesar de ouvirem bastante os filhos, que ajudaram a marca a continuar sendo desejada. 

    Jesse Jo Stark, a filha mais velha é uma peça-chave: cantora e rosto da marca, aproveitou todos seus acessos para alavancar a empresa da família. Sua amizade com inúmeras nepo babies fizeram a CH entrar novamente no radar, a relação próxima com Bella Hadid rendeu até uma série de parcerias iniciadas em 2019, dando uma guinada na marca e rejuvenescendo a lista de clientes. 

    karl lagerfeld e suas peças Chrome Hearts

    Os clientes estrelados

    Se nos anos 1990, Nicholas Cage e Angelina Jolie usavam as peças, atualmente Kendall Jenner e A$AP Rocky são clicados por paparazzi usando peças no dia a dia – Rocky inclusive usou um conjunto de calça e colete de couro na capa da Vogue britânica com Rihanna. 

    No Tiktok, garotas fazem haul ao som de Chrome Heart Tags de Lil Uzi Vert com anéis de resina colorida, óculos com lentes coloridas, chaveiros com o formato do icônico crucifixo e inúmeros acessórios, enquanto em sites de resale, peças vintage e raras chegam a custar de 20 a 50 mil dólares, entre aqueles que preferem peças “Chrome Hearts old school”. 

    Em entrevista ao WWD, em janeiro de 2019, o fundador disse: “Faço os mesmos pingentes de crucifixo, calças e jaquetas de couro há 30 anos. Às vezes descubro que eles são tendências, porque as pessoas passam a procurar. Outras, recebo um cliente que vem comprar porque sabe que só terá aqui. Ou seja, somos comprometidos com pessoas, não tendências”. Algo cada vez mais raro.

    Um anúncio oficial no dia 31.03.2024, a LVMH, o maior grupo de luxo do mundo que pertence a Bernard Arnault e detém grandes marcas como Dior, Louis Vuitton, Fendi, Moet Chandon entre outras, confirmou que adquiriu 100% da marca Chrome Hearts.

    Não deixe de ver
    La Chasse – Issey Miyake
    A jornada da Kapital: do Japão e culto global à LVMH
    adidas e Jão: camiseta inspirada em “meninos e meninas” esgota instantaneamente
    Sade: O estilo atemporal da cantora
    Hermès deve estrear na alta-costura
    A expedição de Schiaparelli no Brasil
    Com Bella Hadid, Miss Sixty busca reviver seus tempos de glória
    Camaleoa da moda e do cinema: O fascínio de Tilda Swinton
    Olivier Theyskens: quem é o designer que assinou o vestido de Fernanda Torres no Globo de Ouro 2025
    FFW