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    Como a On se tornou a marca esportiva que mais cresce

    A marca suíça, que chegou ao Brasil em 2020, tem planos grandiosos também por aqui.

    zendaya foi anunciada como a nova embaixadora da on. foto: divulgação

    Como a On se tornou a marca esportiva que mais cresce

    A marca suíça, que chegou ao Brasil em 2020, tem planos grandiosos também por aqui.

    POR Vinicius Alencar

    Enquanto escrevia as primeiras linhas dessa matéria, Zendaya acabava de ser anunciada embaixadora da On, a marca suíça de sportswear fundada em janeiro de 2010 em Zurique por Olivier Bernhard, David Allemann e Caspar Coppetti. O anúncio foi mais um exemplo de como a marca recém-chegada tem feito as gigantes e com décadas de existência comerem poeira. E isso não é achismo. Uma pesquisa recente da McKinsey e Bernstein destaca o crescimento do consumo de itens esportivos, quem liderava? A On, estando bem à frente da adidas, Asics, Puma e Nike (que aparecem nessa ordem de crescimento respectivamente). 

    Com as mudanças comportamentais apontando em direção ao bem estar e mais pessoas buscando praticar esportes, o estudo apontou que 14% dos consumidores procuram itens para práticas outdoor, 41% pelo lifestyle e 44% pela performance. Mais um dado que explica como a marca esportiva suíça tem se destacado e diferenciado. E até os preços, que variam entre 699 e 3 mil reais, não intimidam os consumidores que buscam a inovação que distingue a On de outros nomes.

    Depois de impressionarem por tecnologias de ponta e únicas, a On foi caminhando com passos longos para abocanhar outros pilares: lifestyle, que se deu muito por Roger Federer (sim, o tenista-referência é sócio desde 2019) e, mais recentemente, a moda, para isso uma série de collabs com a espanhola Loewe, uma das mais desejadas da atualidade. 

    Há duas semanas, o novo drop da parceria com a marca de luxo espanhola foi lançado no Brasil (coincidindo com a abertura da Loewe no Brasil), com um jantar intimista em São Paulo. Na ocasião, me sentei ao lado de Daniela Campos, Head of Sales da On no Brasil, que me contou que mesmo tendo chegado ao mercado nacional em 2020, a marca tem planos tão otimistas quanto os impressionantes números do cenário internacional, por aqui. 

    Tendo tudo isso em mente e uma curiosidade que vinha há tempos, conversamos com Alexandre Martinez, Head de Marketing da On no Brasil. O resultado da conversa, você confere na sequência. 

    o modelo cloudpulse

    Vejo a On onipresente: atletas usam, senhores de 60 apostam pelo conforto e, agora, fashionistas por conta de collabs como a da Loewe, isso foi algo premeditado ou que se deu de forma orgânica?

    R: Nossa estratégia é marcar presença em diversos lugares – corridas de rua, academias, trilhas, quadras e eventos que vão além do esporte, colocando a On também como sinônimo de moda e estilo para diversas ocasiões. Com um portfólio extremamente diversificado de calçados e roupas, que otimizam a performance em várias categorias, temos inúmeras possibilidades a serem exploradas.

    Quais as particularidades que a On vê no mercado/consumidor brasileiro?

    R: A On é uma empresa com origem suíça, mas que está cada vez mais comprometida em se conectar com os brasileiros por meio das corridas, da prática de esportes, da moda e do lifestyle. O brasileiro é um povo curioso, que gosta de se manter atualizado com as novidades, e isso se aplica à prática esportiva e a forma de se vestir.

    O Brasil é um ambiente propício para pessoas que gostam de se exercitar, seja pelas nossas belezas naturais quanto os locais que são convite à práticas esportivas. Adicionalmente, é um dos mercados que mais cresce nessa categoria, oferecendo grande potencial para nossa marca expandir e se desenvolver junto aos consumidores. Assim, a On visa apoiar todos os tipos de esportistas – desde iniciantes até profissionais – fornecendo produtos de alta qualidade com design, inovação e sustentabilidade buscando sempre conforto e tecnologia para evolução e progresso.

    Quais os próximos passos que a On pode revelar para esse segundo semestre e próximo ano?

    R: Falando da parte esportiva, já patrocinamos com sucesso a Rio City Half Marathon, em maio. Temos ainda pela frente a SP City Marathon, que acontecerá em 28 de julho na qual teremos diversas atividades planejadas bem como uma loja na Expo com os principais produtos de corrida da marca disponíveis para compra , o circuito completo da World Trail Races (WTR), com fases já em andamento, e a Vênus Women’s Half Marathon, em dezembro. Também teremos mais anúncios em breve, como um evento proprietário no segundo semestre que promete inovar a forma de abordar a corrida focado em conversar de forma diferente com o corredor através da urbanidade da cidade. Também no segundo semestre temos o lançamento do Cloudsurfer Next, um modelo focado em quem leva a corrida mais como um hobbie e uma descompressão do dia a dia.

    Já na moda, além das colaborações já lançadas com a LOEWE e a PAF, teremos mais parcerias exclusivas com grifes internacionais, como a japonesa BEAMS,a francesa Distance, e ainda uma colaboração especial com a Oyster Tennis Club.

    Tem algum modelo bestseller aqui no Brasil?

    R: A On é uma empresa, como mencionado antes, que busca diversificar sua atuação no mercado em diferentes verticais esportivas sempre pensando com muito carinho no conforto do atleta que usará o nosso produto e, isso tem refletido na crescente venda dos nossos produtos não só no âmbito da corrida com o Cloudmonster (best seller) mas também no Tênis com a franquia The Roger, nas trilhas com o Cloudvista e na mais nova incursão da marca à linha de treinamento com o Cloudpulse.

    E explicando para um leigo: quais os diferenciais da On especialmente se comparada a outras gigantes esportivas?

    R: A On é uma empresa criada através do design e inovação à serviço da performance e da sustentabilidade Quem já teve a oportunidade de experimentar nossos calçados e roupas consegue sentir a qualidade e tecnologia que está vestindo e assim se tornar um consumidor fiel a nossa marca. Um dos nossos grandes diferenciais é a tecnologia de amortecimento Cloudtec®, que dá a sensação de andar nas nuvens. Presente em todos os calçados, dos modelos para o dia a dia até os de alta performance, ele proporciona conforto e potência em qualquer atividade. Seja correndo, na academia, nas quadras e até em momentos casuais.

    Nossos produtos sempre contam com materiais reutilizados em sua composição. Um grande exemplo disso é o Cloudmonster 2, que tem o cabedal estruturado em malha de 100% poliéster reciclado. Temos também a nosso favor o quesito da novidade – já que somos uma marca relativamente nova no mercado brasieliro – e estamos sendo percebidos como uma empresa inovadora e aberta a colaborações que vão além do universo da corrida e esportes. Nossa estratégia é expandir cada vez mais a presença da marca e fazer com que o consumidor experimente nossos produtos e sinta a diferença e qualidade que oferecemos. É trazer a On para mais perto do consumidor e começar a fazer parte do seu dia a dia.

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