FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    FFW Sounds: Paris Texas

    A dupla underground que está trazendo experimentação e inventividade para o hip hop.

    FFW Sounds: Paris Texas

    A dupla underground que está trazendo experimentação e inventividade para o hip hop.

    POR Laura Budin

    Conhecido por seu estilo musical e estética experimental, o duo Paris Texas vem movimentando a cena do hip hop americano – e internacional – com sons frescos, inovadores e mixagens vanguardistas. Em novembro do ano passado, foram a atração principal do UNCHARTED, festa realizada em Los Angeles que celebrou os 50 anos do hip hop, e no próximo domingo (19.05) a dupla se apresenta em São Paulo como parte do line up do C6 Fest.

    Quem é Paris Texas?
    Paris Texas é uma dupla americana composta pelos artistas, produtores e compositores Louie Pastel e Felix. O duo se conheceu em 2018 em uma faculdade comunitária em South Central, Los Angeles, e imediatamente começou a produzir música.

    Inicialmente, Felix adentrou o mundo do hip hop pela irmã: ‘‘Minha irmã tocava muito em casa, e eu apenas ouvia [ela] – depois roubava o Walkman dela e ouvia os álbuns de Jay-Z e Ludacris’’, e começou a produzir e escrever música no ensino médio. Já Louie compartilha de uma jornada diferente: “Sinto que meu amor pelo hip-hop veio de crescer sendo negro. Ao atingir a maioridade em Los Angeles, parecia que estava meio que incorporado à nossa cultura’’, relata o jovem que começou a escrever música aos 19 anos.

    Em 2021, já haviam lançado seu primeiro single ‘‘HEAVY METAL’’, além de seu primeiro álbum ‘‘BOY ANONYMOUS’’, lançado em maio do mesmo ano.

    Vale ouvir
    Apesar de serem definidos como hip-hop, o duo não acredita em gênero musical, pois também se aventuram em mixagens com R&B, rap, grunge e hyperpop – além de riffs de guitarra que proporcionam a eles um subgênero de quase rap-rock. Para comparação, Odd Future e King Krule são ótimos pontos de referência. “Um pouco de punk, um pouco de hip-hop clássico, mas acima de tudo, é livre e divertido. Essa é a melhor maneira que posso descrever’’, descreve Louie Pastel em uma entrevista à Vice em novembro de 2023. Apesar de ser a mais conhecida, ‘‘HEAVY METAL’’ é a faixa ideal para aquele primeiro ouvinte, é onde a dupla se expressa mais cruamente, tanto na letra quanto na estética explícita do clipe.

    Álbum para conhecer
    Antes de ‘‘BOY ANONYMOUS’’, a dupla também havia lançado um EP em 2018, ano que se conheceram, chamado ‘‘I’ll Get My Revenge In Hell’’ no SoundCloud – que é uma ótima pedida para quem quer conhecer o trabalho inicial do Paris Texas. No entanto, ‘‘MID AIR’’, segundo álbum do duo que foi lançado em julho de 2023 e produzido no Mount Shasta, montanha considerada terreno sagrado pelos nativos americanos, é ideal para conhecer o trabalho distópico de Louie e Felix.

    Neste trabalho, considerado um pouco nebuloso pelos críticos, eles trazem de volta as percepções reflexivas da negritude combinada à maturidade dos novos sons com provas de que ‘‘HEAVY METAL’’ não foi – e não será – o único sucesso da dupla.

    Estilo e Estética

    Apesar de não se considerarem apenas um duo de hip hop, Paris Texas ainda bebe muito do streetwear e das referências nichadas do gênero no início dos anos 90 e 2000. Isso acaba refletindo tanto em suas roupas com cara vintage e despojadas que renderam uma recente parceria com a Vans até a estética de seus clipes. “Todos os nossos vídeos refletem essa ideia de que você não é aceito e quer ir embora. Ao mesmo tempo, eles são muito abstratos. Eu sei por que escrevemos os vídeos dessa maneira. A música é literal, mas quero que os espectadores assistam aos nossos vídeos e os interpretem por si próprios’’, relata Louie.

    Não deixe de ver
    Lady Gaga lança versão rock de clássico natalino
    Olivia Dean: A alma do novo soul britânico
    Audrey Nuna: A nova voz do hip-hop experimental
    Sonhos, brigas e Rock’n’Roll: A história de Fleetwood Mac irá ganhar um documentário
    O que está por trás do visual de “Caju”, de Liniker?
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    “Funk generation” de Anitta é o primeiro álbum de funk indicado ao Grammy
    Teto Preto e a fusão de identidades no novo álbum “FALA”
    Maria Beraldo celebra identidade e sexualidade por meio da música
    O Fashion Show de Charli XCX e Troye Sivan na Sweat Tour
    FFW