FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Finas e ultra desenhadas: sobrancelhas são o foco da vez na maquiagem

    Com recursos e produtos específicos é possível alcançar o look doll e ultra feminino sem radicalizar tirando os fios definitivamente.

    Finas e ultra desenhadas: sobrancelhas são o foco da vez na maquiagem

    Com recursos e produtos específicos é possível alcançar o look doll e ultra feminino sem radicalizar tirando os fios definitivamente.

    POR Laura Budin

    Na virada dos anos 1990 para os 2000, existia um fator onipresente entre modelos, atrizes e celebridades da época: sobrancelhas finas. Nomes como Shalom Harlow, Kate Moss, Angelina Jolie, Gwen Stefani e Pamela Anderson tornaram-se ícones de beleza por seus visuais com sobrancelhas ultra finas – remetendo a uma imagem ultra romântica que lembrava as estrelas do cinema dos anos 1920.

    Ao FFW, o maquiador brasileiro Eduardo de Castro, conhecido por seus visuais artísticos e nostálgicos e aficcionado pelas sobrancelhas ultra finas, explica o que pode ser um dos motivos para a volta desse visual em 2023: ‘‘Eu sinto que essa estética tem crescido ultimamente como uma contra resposta ao que foi o boom das bushy browns. Em 2020, por exemplo, faziam sobrancelhas com glicerina mesmo, antes da Anastasia Beverly Hills e eu acho que isso saturou muito rápido e a resposta natural para isso foi uma beauty mais alternativa’’.

    No vai e vem das ondas, elas estão de volta, mas diferente do passado, nada definitivo, mas sim efeito de maquiagem. As sobrancelhas finíssimas e desenhadas da cantora Cardi B chamaram atenção na passarela do desfile Pre-Fall 2024 da Balenciaga, em Los Angeles. Já Kim Kardashian, que também era adepta da sobrancelha super desenhada na adolescência, reapareceu com o visual ultra arqueado combinado a um buzzcut na capa do CR Fashion Book, em setembro deste ano.

    Nunca brincamos – e testamos – tanto com as nossas sobrancelhas

    Menos extremista que no início dos anos 2000, a sobrancelha fina, hoje em dia, é feita com muito mais cuidado, levando em conta as proporções do rosto e dos olhos – o que faz com o que visual seja muito mais harmônico e menos marcante.

    A verdade é que nunca brincamos tanto com nossas sobrancelhas: isso vem desde a pandemia, quando as idas ao salão para mudanças de corte e coloração ficaram cada vez mais difíceis, o que deixou as sobrancelhas serem um alvo fácil de mudanças caseiras na quarentena. Quem não conhece alguém que descoloriu ou até mesmo raspou as sobrancelhas? Um visual que aderi em 2022 e pretendo manter ano que vem!

    Taylor Russell e Alexa Demie por Kali Kennedy

    Sobrancelhas: maquiagem e ilusão de ótica

    Uma das grandes possibilidades criadas pela maquiagem é poder recriar o visual ultra fino sem precisar desapegar do seu look do dia a dia: ‘‘Até mesmo quando a modelo já tem uma sobrancelha mais ‘‘peludinha’’, a gente faz o desenho por cima, aproveitando a própria textura da sobrancelha. E existem vários truques, como prender a sobrancelha com cola estilo drag queen, fazer color correction e depois vir com a sobrancelha por cima’’, explica Edu.

    A influencer, modelo e chef de cozinha Gabbriette (@gabbriette), por exemplo, é um dos principais nomes quando falamos de sobrancelhas ultrafinas. Seu visual extremamente nostálgico carrega influências da atriz Pamela Anderson, conhecida pelas sombras brancas e as sobrancelhas ultra finas. Na rede vizinha são inúmeros os tutoriais que recriam seus visuais.

    Gabbriette (@gabbriette)

    Podemos citar também, a maquiadora Kali Kennedy (@kalikennedy) como outro nome quando falamos de releituras de maquiagens dos anos 1990. A artista já maquiou sobrancelhas finas nas atrizes Alexa Demie e Taylor Russell. E no Brasil, Eduardo recria o visual para em influencers como Lívia Nunes e a cantora Gab Ferreira.

    Em falar em maquiagem, vale ressaltar que quem quer testar o efeito das sobrancelhas fininhas sem tirá-las literalmente, pode apostar em maquiagens que causam essa ilusão de ótica – em que os fios reais são cobertos e traços fazem as vezes das originais. Menos radical, mas com efeito extremo.

    Gab Ferreira (@oigabferreira)

    Não deixe de ver
    Rihanna e A$AP Rocky estrelam short film juntos
    Dua Lipa é a nova embaixadora global da YSL Beauty
    A chegada da marca de cosméticos de Beyoncé ao Brasil, a collab da Jacquemus com a Nike, a nova coleção da New Saint e muito mais
    Quanto vai custar a linha para cabelo de Beyoncé que chega ao Brasil
    Zendaya como co-chair do Met Gala 2024, o novo produto de Hailey Bieber, Ganni à venda no Brasil e muito mais
    Usher como modelo da Skims, o novo diretor criativo da GAP, vendas da Kering em queda e mais!
    Tudo o que sabemos sobre a linha de produtos para cabelo de Beyoncé
    Carnaval fashion: 10 makes de Pat McGrath para se inspirar
    O aquecimento global e a ameaça ao mercado de beleza
    Finas e ultra desenhadas: sobrancelhas são o foco da vez na maquiagem