FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    O impressionante universo musical de Childish Gambino

    Comediante, ator, escritor e gênio da música, Donald Glover prova que versatilidade é o segredo para seu sucesso.

    O impressionante universo musical de Childish Gambino

    Comediante, ator, escritor e gênio da música, Donald Glover prova que versatilidade é o segredo para seu sucesso.

    POR Laura Budin

    Se você não conhece Donald Glover com seu impecável trabalho na indústria da música como Childish Gambino, provavelmente já se deparou com alguns de seus sucessos como ator, roteirista e diretor, em séries como Community, Atlanta e Sr. e Sra. Smith, além de filmes como Han Solo: Uma História Star Wars. O multiartista acaba de divulgar o álbum ‘‘Bando Stone And The New World’’, seu último trabalho sob a persona Childish Gambino, e mais uma vez se destaca com suas mixagens psicodélicas, o soul alternativo e um R&B com batidas de rock e jazz.

    Com o anúncio da aposentadoria de seu pseudônimo, Glover também divulgou sua última turnê nomeada “The New World Tour”. Ela se inicia em agosto na cidade de Oklahoma, passando por diversas regiões dos Estados Unidos, e depois parte para a Europa e termina em 2025 na Austrália. Os shows contarão com participantes em cada momento da turnê, até o momento estão confirmadas WILLOW, nos EUA, e Amaarae na Europa e Austrália.

    Hoje, o FFW ressalta alguns dos pontos importantes da carreira do artista que conquistou diversos campos artísticos com seus talentos multifacetados.

    Quem é Childish Gambino?

    Childish Gambino, também conhecido como Donald Glover, 41, nasceu na Califórnia, e tem uma das carreiras artísticas mais interessantes dentro da indústria. Glover cresceu em Stone Mountain, Geórgia, onde seu pai era funcionário dos correios e sua mãe gerente de creche. Durante a universidade, Glover foi membro fundador do grupo de comédia de esquetes Derrick Comedy e também embarcou na carreira de rap. Nos anos seguintes, o artista conseguiu se aprofundar em três vertentes da arte, na qual, em todas, se sucedeu bem: a comédia, a atuação, e por fim, a música.

    O nascimento de Childish Gambino

    Seu primeiro lançamento com o codinome Childish Gambino foram as mixtapes Sick Boi (2008) e Pondexter (2009) – ambas podem ser encontradas no SoundCloud. Em seguida, o artista continuou lançando mixtapes como a Culdesac (2010) até sua estreia em uma grande gravadora com o álbum Camp (2011) que viria se tornar um dos projetos mais importantes de sua carreira. Seu segundo álbum, Because the Internet (2013), foi indicado ao Grammy de melhor álbum de rap, assim como o single “3005”.

    Uma música para começar
    É difícil escolher uma única música que destaque a carreira de Gambino na música: cada álbum conta uma história e um capítulo de autodescoberta para o artista dentre de gêneros como funk, soul, R&B, rock e rap acompanhados de melodias psicodélicas. Dentre as mais conhecidas, vale a pena escutar ‘‘Me and Your Mama’’ faixa de abertura do álbum ‘‘Awaken, My Love!’’ (2016) e ‘‘Les’’ do seu álbum de estreia Camp (2011), além de ‘‘Lithonia’’ e ‘‘Talk My Shit’’ em parceria Amaarae e Flo Milli presentes em seu último álbum.

    Também vale destacar a faixa “This Is America” (2018) estreada durante uma aparição no Saturday Night Live. A música, que foca na violência armada, no racismo e no movimento Black Lives Matter com clipe que acumula mais de 900 milhões de visualizações, estreou no topo das paradas em vários países e ganhou quatro prêmios Grammy, incluindo disco e música do ano – Childish Gambino foi o primeiro artista de hip-hop a vencer essas categorias.

    Álbum para conhecer

    Se “Awaken, My Love!” (2016) – álbum indicado não só para Melhor Álbum Urbano Contemporâneo, mas também para Melhor Álbum, além do single “Redbone” ter levado para casa o Grammy de Melhor Performance de R&B – já foi o maior destaque de Gambino na música, seu último lançamento promete finalizar sua trajetória na indústria de forma belíssima. É isso mesmo, Glover anunciou uma turnê mundial para 2024, mas disse que aposentaria a persona Childish Gambino com seu projeto final: o álbum Bando Storm and The New World – também trilha sonora de seu próximo filme. Com dezessete faixas, o disco conta com participações especiais de Legend, Chlöe, Amaarae, Jorja Smith, Ludwig Göransson, Yeat, Fousheé e Khruangbin.

    Em entrevista para a rádio da Apple Music, Glover explicou que a decisão veio por conta de sua família e responsabilidades: “Eu tenho 40 anos e três filhos. A sinceridade é um valor muito subestimado, mas a música também é subestimada. Eu não estou dizendo para mudar algo, é um mercado aberto, mas você precisa sempre contribuir com coisas valiosas. Eu não quero mais fazer algo pelos outros, hoje em dia dá muito trabalho. Eu tenho que buscar as crianças, fazer comida para eles. Eu não consigo mais me dedicar à música, você sabe o quanto é difícil fazer as músicas que faço?’’, finalizou o artista.

    Não deixe de ver
    Sonhos, brigas e Rock’n’Roll: A história de Fleetwood Mac irá ganhar um documentário
    O que está por trás do visual de “Caju”, de Liniker?
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    “Funk generation” de Anitta é o primeiro álbum de funk indicado ao Grammy
    Teto Preto e a fusão de identidades no novo álbum “FALA”
    Maria Beraldo celebra identidade e sexualidade por meio da música
    O Fashion Show de Charli XCX e Troye Sivan na Sweat Tour
    Amaarae: pop, afrobeats e espiritualidade
    O pop alternativo e sensual de Artemas
    Nina Fernandes explica seu novo álbum “Bhangzwn”
    FFW