Oasis: O estilo dos irmãos Gallagher
Analisamos o estilo da dupla que retorna aos palcos em 2025 para uma tour mundial.
Oasis: O estilo dos irmãos Gallagher
Analisamos o estilo da dupla que retorna aos palcos em 2025 para uma tour mundial.
Liam e Noel Gallagher, da icônica banda Oasis que se desfez há 15 anos, confirmaram essa semana a aguardada reunião do grupo para uma turnê mundial em 2025. Melhor momento então para relembrarmos como os ingleses não só marcaram a música pop, mas também moldaram um estilo que ressoa até hoje.
Há 30 anos, o Oasis lançou “Definitely Maybe”, seu álbum de estreia que não só definiu o britpop dos anos 1990, como também trouxe à tona um estilo autêntico e rebelde que marcou uma geração. Surgido em Manchester, o Oasis rapidamente se tornou um sucesso e o disco conquistou o topo das paradas se firmando como o álbum de estreia mais vendido na história do Reino Unido.
Mas para além das músicas icônicas, como “Wonderwall” e “Supersonic”, o Oasis consolidou um visual que se tornou símbolo de uma era, combinando jeans largos, jaquetas Adidas, anoraks da Stone Islands, bucket hats da Kangol, jaquetas jeans e o corte de cabelo mod, em uma versão mais grunge e menos sixties. O impacto visual do Oasis transcendeu a música, influenciando jovens e ressoando até hoje nas ruas. A estética casual e despretensiosa de Liam e Noel Gallagher se mantém viva nas tendências atuais, como a volta dos modelos clássicos da Adidas, o surgimento do “grandpa core” e o renascimento do estilo indie sleaze.
O estilo cool da dupla ia na contramão da imagem polida e glamourosa frequentemente associada aos astros do rock, em favor de algo relacionável que acabou os tornando ícones da cultura jovem dos anos 1990 – além de ter sido vetor fundamental para a criação da marca de roupas ‘‘Pretty Green’’ de Liam Gallagher.
Com a expectativa crescente para a turnê de 2025, o legado de estilo do Oasis prova que a moda, assim como a música, podem atravessar o tempo. A aguardada turnê, chamada Oasis Live 25, começará em Cardiff, no Principality Stadium. Em uma declaração conjunta, os irmãos Gallagher afirmaram: “As armas se silenciaram. As estrelas se alinharam. A grande espera acabou. Venham ver. Não será televisionado.”