UOL - O melhor conteúdo
FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    O que Odete Roitman e Costanza Pascolato têm em comum?

    Em entrevista ao FFW, a figurinista da nova versão de Vale Tudo contou como se inspirou em fashionistas como a nossa papisa da moda para criar uma das maiores vilãs de novela de todos os tempos.

    O que Odete Roitman e Costanza Pascolato têm em comum?

    Em entrevista ao FFW, a figurinista da nova versão de Vale Tudo contou como se inspirou em fashionistas como a nossa papisa da moda para criar uma das maiores vilãs de novela de todos os tempos.

    POR Gabriel Fusari

    Se Miranda Priestly, de O Diabo Veste Prada, Carolina Herrera e Catherine Deneuve encontrassem Odete Roitman em 2025, elas teriam algo em comum? Graças à figurinista da nova versão de Vale Tudo, sim. Para recriar a estética de uma das vilãs mais icônicas das novelas, Marie Salles contou, em entrevista ao FFW, que se inspirou em várias fashionistas, incluindo nossa papisa da moda brasileira, Costanza Pascolato. “Estudamos mulheres fortes e personagens marcantes. Mas a grande referência sempre será a própria Odete Roitman”, disse.  

    O estilo de Odete segue a sofisticação, a imponência – e arrogância, também – que marcaram a personagem nos anos 80, mas com uma leitura mais contemporânea. Para isso, Marie imaginou uma combinação entre alfaiataria precisa, broches e laços (presentes no figurino original) e um mix entre peças internacionais e criações nacionais. “Temos looks exclusivos assinados por Alexandre Herchcovitch, Mateus Cardoso, Sandro Barros e Vitor Zerbinato. As joias também são um ponto forte, com réplicas de Isabella Blanco, Dassa Danna e Prasi.”

    O processo de pesquisa e elaboração não só de Odete, mas também dos outros personagens, inclui ainda uma preocupação com sustentabilidade. “Metade do guarda-roupa da novela é vintage. A Solange praticamente só usa peças garimpadas, e a Odete também tem itens icônicos antigos de marcas como Dior e Thierry Mugler, além de nomes brasileiros como Huis Clos, Maria Bonita e Andrea Saletto. Recorremos também ao acervo dos Estúdios Globo, que tem um espaço só com roupas vintage usadas em outras produções.”

    Marie Salles ainda conta que se inspirou tanto nas redes sociais quanto em pesquisas de campo em lugares como a Vila Isabel (RJ), Foz do Iguaçu e o Paraná. “Para o núcleo da família Roitman, contratei um consultor de ‘super-ricos’”.  

    Para os curiosos sobre o processo de confecção do figurino desde o início, a figurinista dá os detalhes. “Primeiro, leio a sinopse, que já traz o perfil dos personagens. Depois, temos reuniões com o diretor artístico, a autora e outros responsáveis pela identidade visual da novela. Definimos paleta de cores, referências e, a partir disso, começo uma pesquisa extensa para cada núcleo”, conta. Essa busca vai de filmes e séries até registros feitos nas ruas. 

    Ainda que com várias atualizações, a essência de Odete Roitman permanece intocável. “O perfil é o mesmo, só que agora estamos em 2025. Tem muito fanservice (pesquisa de itens que são sucesso entre os telespectadores) e um olhar vintage para o contemporâneo.” O que será que Odete transformará em obsessão fashion novelística, que o Brasil vai odiar amar usar nos próximos meses?

     

    Não deixe de ver
    Quem veste (a nova) Odete Roitman
    Cinebiografia dos Beatles indica o novo padrão de Hollywood
    Oscar 2025: confira a lista completa dos vencedores
    Pinah Ayoub, a alma da Beija-Flor e estrela eterna do Carnaval
    Abram alas para elas: As musas da história do Carnaval brasileiro
    Bebé apresenta seu mosaico de influências em “SALVE-SE”
    Por que a A24 é tão relevante?
    O desfile da Victoria’s Secrets de 2024 até tentou, mas agradrou?
    Nina Fernandes explica seu novo álbum “Bhangzwn”
    Madonna de véu para o desfile da Dolce & Gabbana
    FFW