FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Verão: 4 marcas e designers que são a cara do verão brasileiro

    Esses nomes prometem ser os mais vistos ao longo da estação mais quente do ano e, claro, no carnaval!

    Verão: 4 marcas e designers que são a cara do verão brasileiro

    Esses nomes prometem ser os mais vistos ao longo da estação mais quente do ano e, claro, no carnaval!

    POR Laura Budin

    Com o carnaval se aproximando, algumas marcas e designers nacionais começam a se destacar por sua estética singular, solar e divertida em criações cheias de identidade que vem conquistando uma seleta clientela em busca de peças exclusivas e com DNA brasileiro. Apontamos aqui quatro nomes que prometem ser a sensação da temporada de verão e hits nas festas carnavalescas!

    Andrea Almeida (@andreaalmeidaofficia)

    Outra grande aposta para o verão é Andrea Almeida, marca homônima baseada em Belo Horizonte. A designer define suas criações atemporais em crochê como ‘‘arte vestível’’ baseada em princípios sustentáveis e feitas 100% de forma manual.

    A marca já vestiu nomes como Alessandra Ambrósio, Livia Nunes, Danielle Bernstein e Silvia Braz e quando perguntada sobre planos para o verão, explica: ‘‘Continuar inovando e deixando a mulher que usa [a marca] segura e confiante’’.

    Ofe Gallery (@ofegallery)

    Criada por Ofelia Brosco (@ofeliabrosco), a carioca Ofe Gallery nasceu em 2021 como uma marca focada em decoração e artes plásticas. E falar de Ofe Gallery é falar do renascimento – e do reencontro – de Ofelia consigo mesmo. Em março de 2023, com a mudança da artista para São Paulo, a Ofe Gallery abriu as portas para novas criações de roupas e acessórios mantendo a identidade de upcycling tão comum ao cerne da marca.

    Seu trabalho tem como matérias-primas principais o plástico, a lycra e o cetim que se misturam com acetato, garrafas pet, resina e silicone.

    Ofelia descreve a marca como ‘‘lúdica, transcendental e inesquecível’’, tendo como público-alvo ‘‘pessoas com atitude e que sabem ousar, exalar a magia das roupas, que gostam de peças exclusivas e totalmente únicas, com essência, que enxergam as peças como obras de arte’’.

    A Ofe Gallery já vestiu figuras da nova cena da música pop nacional como Marina Sena, Urias, Linn Da Quebrada, Pabllo Vittar e Vivi e aguarda o carnaval para um drop de acessórios únicos repleto de brilho e texturas.

    Projeto Ponto Firme (@projetopontofirme)

    A Ponto Firme de Gustavo Silvestre (@silvestregustavo) nasceu de uma iniciativa social dentro de presídios masculinos com o intuito de ensinar crochê aos detentos em 2015. No entanto, Gustavo, fundador da marca e do projeto, já participava ativamente da indústria da moda desde 2003. Hoje, a Ponto Firme conta com um ateliê-escola, que geram fontes de renda e estudos por meio do crochê.

    ‘‘Exclusividade, luxo artesanal e responsabilidade social”, é assim que Gustavo define a marca, cujas criações vem conquistado um público que ele descreve como ‘‘pessoas que valorizam o trabalho artesanal brasileiro e gostam de vestir algo exclusivo’’.

    Sílvia Brás, Livia Nunes, Camila Queiroz, Ivete Sangalo, Sabrina Sato, Bruna Marquezine, Preta Gil, Xênia França, Paolla Oliveira e Anitta fazem parte de uma rede de clientes e admiradores da Ponto Firme. Sobre as expectativas para o verão, Gustavo nos conta: ‘‘Estamos produzindo looks para artistas que se apresentarão durante o Carnaval e também desenvolvendo peças exclusivas para muitos clientes especiais’’.

    Victor Hugo Mattos (@victorhugomattoss)

    Victor Hugo Mattos criou sua marca homônima em 2015, no Rio de Janeiro, com foco no trabalho manual, bordados, crochê e alfaiataria e ganhou visibilidade ao participar do Projeto Estufa, dentro da SPFW. Ele descreve sua marca como ‘‘caleidoscópica, autoral e exuberante’’, com raiz no upcycling e no garimpo de pedrarias, peças antigas e jóias para a confecção de suas roupas.

    Entre fãs de suas criações estão nomes como Marisa Monte, Erykah Badu, Paolla Oliveira, Anitta, Helena Bordon, Majur, Linn da Quebrada, Karol Conká, Alessandra Ambrósio e outras figuras da cena cultural e artística.

    No último réveillon, sua collab Summer Oasis com a NK Store, foi hit nas festas entre artistas e celebridades. Antes muito procuradas para as festas de carnaval e final de ano, agora a demanda do designer é constante “É uma produção que não pára durante o ano, o que me deixa muito feliz. Acaba que essas peças mais resort ou veraneio que a marca produz tem pertinência o ano inteiro e já não sinto tanto uma predominância do meu trabalho somente no Carnaval ou no verão por exemplo.” nos conta Victor.

    Mas quando falamos de carnaval, a demanda aumenta. Victor vestiu Paolla Oliveira, rainha de bateria da Grande Rio, em um dos ensaios da escola de samba e está preparando um look para a Anitta.

    Não deixe de ver
    O plano para trazer John Galliano de volta ao centro da moda
    Bruna Marquezine estreia no Met Gala 2024
    Os looks do Met Gala 2024
    Zendaya surge deslumbrante com um Maison Margiela no Met Gala 2024
    Todos os looks de Lewis Hamilton no GP de Miami de f1
    Pharrell assina a nova coleção da Tiffany & Co
    O PBFW Edição Talks promoveu série de encontros e discussões sobre a moda contemporânea
    New Balance aposta em calçado híbrido entre mocassim e tênis
    Met Gala: tudo que você precisa saber sobre o evento
    Como a Misci se tornou a marca mais influente do Brasil?
    FFW