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    Marca de cuidados pessoais estimula “selfies” para melhorar relação da mulher com imagem
    Marca de cuidados pessoais estimula “selfies” para melhorar relação da mulher com imagem
    POR Redação

    Imagem do curta “Selfie” ©Reprodução

    Poucos dias depois de ter sido publicado no YouTube, o novo vídeo da Dove está gerando uma marola de reflexões no Facebook. A empresa apresentou no Festival de Sundance, na semana passada, o curta “Selfie”, feito pela cineasta Cynthia Wade. No vídeo, adolescentes são instigadas a pensar em características físicas que não gostam e que as incomodam. Depois elas são convidadas a fazerem autorretratos (os “selfies”) com suas mães. O trabalho vira uma exposição em que os visitantes são convidados a colar adesivos com elogios, o que ajuda as adolescentes a se aceitarem e a reconhecerem que podem ser bonitas mesmo sem se encaixar no padrão de beleza vigente. “As redes sociais estão ampliando a aceitação do que é beleza”, diz uma das mães filmadas.

    Em parte, muitas pessoas que assistem ao vídeo são instigadas a refletir (logo, a postar seus comentários) porque se identificam com ele. O curta nos propõe uma reflexão sobre o papel das mães, e como as inseguranças delas com relação à beleza são passadas para as filhas. “Eu acho que as inseguranças da minha mãe me afetam muito. Quando você ouve ela falando das suas inseguranças, você começa a focar em você mesmo”, diz uma das adolescentes entrevistadas.

    No desenrolar da história, além das mães e das adolescentes, entra um terceiro componente fundamental para a trama: o smartphone, que viabilizou a popularização dos “selfies”. O hábito incorporado aos dias de hoje de fazer autorretratos parece ter um grande poder para mudar o padrão de beleza (ou acabar com ele). E é por isso que as meninas são convidadas a ensinarem suas mães, de uma geração que não está tão familiarizada com os “selfies”, a fazer fotos com o celular. As filhas mostram para as mães pequenos truques para sair melhor na foto, o que ajuda todas elas a terem uma relação melhor com a autoimagem.

    Além do curta, que tem oito minutos de duração, a empresa no Brasil publicou o vídeo “Dove Câmera Tímida”, de um minuto, que mostra mulheres se esquivando de uma câmera, em contraponto à sequência de meninas se exibindo ainda crianças. O questionamento é quando elas pararam de se achar bonitas. As ações fazem parte de um movimento criado pela Dove que chama as mulheres a mostrarem sua “real beleza”. Por enquanto, as campanhas serão veiculadas apenas na internet.

    + Assista ao curta “Selfie”:

    + Assista ao vídeo “Dove Câmera Tímida”:

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