Imagem do curta “Selfie” ©Reprodução
Poucos dias depois de ter sido publicado no YouTube, o novo vídeo da Dove está gerando uma marola de reflexões no Facebook. A empresa apresentou no Festival de Sundance, na semana passada, o curta “Selfie”, feito pela cineasta Cynthia Wade. No vídeo, adolescentes são instigadas a pensar em características físicas que não gostam e que as incomodam. Depois elas são convidadas a fazerem autorretratos (os “selfies”) com suas mães. O trabalho vira uma exposição em que os visitantes são convidados a colar adesivos com elogios, o que ajuda as adolescentes a se aceitarem e a reconhecerem que podem ser bonitas mesmo sem se encaixar no padrão de beleza vigente. “As redes sociais estão ampliando a aceitação do que é beleza”, diz uma das mães filmadas.
Em parte, muitas pessoas que assistem ao vídeo são instigadas a refletir (logo, a postar seus comentários) porque se identificam com ele. O curta nos propõe uma reflexão sobre o papel das mães, e como as inseguranças delas com relação à beleza são passadas para as filhas. “Eu acho que as inseguranças da minha mãe me afetam muito. Quando você ouve ela falando das suas inseguranças, você começa a focar em você mesmo”, diz uma das adolescentes entrevistadas.
No desenrolar da história, além das mães e das adolescentes, entra um terceiro componente fundamental para a trama: o smartphone, que viabilizou a popularização dos “selfies”. O hábito incorporado aos dias de hoje de fazer autorretratos parece ter um grande poder para mudar o padrão de beleza (ou acabar com ele). E é por isso que as meninas são convidadas a ensinarem suas mães, de uma geração que não está tão familiarizada com os “selfies”, a fazer fotos com o celular. As filhas mostram para as mães pequenos truques para sair melhor na foto, o que ajuda todas elas a terem uma relação melhor com a autoimagem.
Além do curta, que tem oito minutos de duração, a empresa no Brasil publicou o vídeo “Dove Câmera Tímida”, de um minuto, que mostra mulheres se esquivando de uma câmera, em contraponto à sequência de meninas se exibindo ainda crianças. O questionamento é quando elas pararam de se achar bonitas. As ações fazem parte de um movimento criado pela Dove que chama as mulheres a mostrarem sua “real beleza”. Por enquanto, as campanhas serão veiculadas apenas na internet.
+ Assista ao curta “Selfie”:
+ Assista ao vídeo “Dove Câmera Tímida”: