FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    Nail Art: como as unhas têm ganhado espaço de destaque na imagem de moda

    Conheça a história das unhas longas decoradas e a nova geração de nail artists que está reiventando a arte

    Unhas de Stephanie Mauricio para Luisa Sonza

    Nail Art: como as unhas têm ganhado espaço de destaque na imagem de moda

    Conheça a história das unhas longas decoradas e a nova geração de nail artists que está reiventando a arte

    POR Luxas Assunção

    Já faz algum tempo que o comprimento das unhas das celebridades vem ganhando centímetros e com eles, espaços de destaque. As unhas longas têm se tornado canvas de decoração e pintura para mulheres – e também homens. Com a ascensão do rap e da cultura preta no mainstream, as longas unhas, antes marginalizadas, começaram a ganhar visibilidade.

    Cardi B | Reprodução

    Cardi B | Reprodução

    De onde vieram as unhas longas?

    Historicamente, as longas unhas tem raízes na cultura das mulheres pretas e grupos sociais marginalizados. O visual das mulheres da elite branca que construiu os padrões de beleza, além da forma de cabelo e corpo, também definia as unhas das mulheres. Dessa forma, unhas longas se tornaram desviantes dessa estética e foram marginalizadas, com uma série de estereótipos negativos relacionados à classe trabalhadora, aos mais pobres e inclusive trabalhadoras sexuais.

    Apesar dos estereótipos racistas relacionados às unhas grandes, as mulheres negras se apropriaram desse símbolo estético como forma de resistência. A corredora olímpica Flo-Jo bateu o recorde mundial em 1988 e posou com suas medalhas e suas longas unhas de acrílico (ainda muito menores do que as que vemos hoje). Nos jornais da época, suas unhas foram mais – negativamente – comentadas do que suas vitórias, mas a imagem ficou marcada na história.

    Flo Jo na Olimpíada de 1988 | Reprodução

    Flo Jo na Olimpíada de 1988 | Reprodução

    Nos anos 90, foi a primeira geração de mulheres rappers, como Lil’ Kim e Missy Elliot, além de Mary J. Blige, que trouxeram as longas e adornadas unhas como um sinal de ostentação. Um equivalente feminino aos grillz, muito usado pelos rappers homens da época (e hoje usado por ambos gêneros e sem tanto recorte racial). No Brasil, ainda nos anos 80, a cantora Alcione já trazia a estética de suas unhas longas, quadradas e bem-decoradas.

    As unhas longas e de acrílico também estão associadas às cholas. Tradicionalmente, Chola era o nome usado em partes da América Latina e, principalmente, Bolívia, para denominar mulheres “mestiças”, com pais de diferentes etnias. Com o tempo, o termo também começou a ser utilizado para denominar uma nova subcultura estética, criada por jovens mexicanas e latinas de origem periférica nos Estados Unidos.

    A estética das cholas é bastante caracterizada pelos grandes brincos de argola, lábios marcados, sobrancelhas finas e, claro, longas unhas de acrílico. Esse visual foi muito adotado por personalidades latinas como Kali Uchis, Karol G e Princess Nokia.

    Recentemente, a nova geração de celebridades tem revivido as unhas grandes, com cada vez mais centímetros de comprimento e mais adornos, tendo Cardi B como um desses principais nomes. Outras celebridades como Saweetie, Lizzo, Billie Eilish e Rosalía também deram destaque às as garras afiadas e longas unhas, com destaque para a última, com influências flamencas e espanholas.

    Saweetie no clipe de 'Pretty Bitch Freestyle' | Reprodução Youtube

    Saweetie no clipe de ‘Pretty Bitch Freestyle’ | Reprodução Youtube

    Os novos criativos dando vida à tendência

    Neste novo movimento, a Nail Art também começou a ser incorporada na imagem de moda com mais força. Cada vez mais, as longas unhas tem ganhado destaque nas capas de revista e editoriais de moda e se tornado verdadeiras obras de arte na mão de novos criadores.

    Um dos principais nomes da Nail Art no Brasil é Viviane Lee Hsu. Conhecida pela alcunha Cyshimi (Cyber Sashimi) nas redes sociais, Viviane é uma multiartista e integrante do coletivo Inserto. Ela começou a experimentar com as diferentes formas, texturas e cores das unhas sintéticas há alguns anos e já trabalhou com nomes como Linn da Quebrada, Urias, Céu e teve seu trabalho exposto nas revistas King Kong, Bubblegum Club e Coeval.

    Suas unhas realmente questionam as expectativas de beleza sobre o nail-art, criando reais obras de arte que parecem ter sido feitas em impressoras 3D. O destaque do trabalho de Viviane Lee não está nas cores e pinturas da nail-art, mas nas texturas e formatos extravagantes, que não se prendem ao formato ou silhueta de unhas comuns.

    Unhas de Viviane Lee para editorial da King Kong Magazine | Foto: Rogger Cordeiro

    Unhas de Viviane Lee para editorial da King Kong Magazine | Foto: Rogger Cordeiro

    Em minha pesquisa as unhas são esculturas performáticas, elas performam com o nosso corpo, mas nós também performamos junto à elas. É como se fossem acessórios presos ao corpo, que trazem um viés ciborgue ou sobre-humano” afirma Viviane Lee Hsu, “As unhas trazem uma camada única as narrativas em qualquer projeto, acredito que pela própria história e significados que elas carregam por si só, o poder, um certo caráter animalesco que elas podem ter, o desafio às normas e aos conceitos de beleza e corpo, ou seja, elas não trazem só mais uma camada no impacto imagético, mas no conceito como um todo”. 

    Unhas de Viviane Lee Hsu

    Unhas de Viviane Lee Hsu

    Outro nome nacional de destaque é Stephani Mauricio. A nail-artist sempre sonhou em trabalhar com moda, técnica em vestuário e formada em moda ele fazia suas unhas desde pequena e na faculdade, começou a criar suas próprias longas unhas de acrílico, que faziam sucesso entre suas colegas. Em 2018 ela criou a Flossy Mob, uma marca de unhas postiças e personalizadas pronta para uso.

    Nail art por Stephani Mauricio

    Nail art por Stephani Mauricio

    “Hoje as unhas são vistas como parte do look e da história contada em um editorial de moda. Moda é comunicação não verbal, signos e símbolos, qualquer elemento visual em um look comunica algo” afirma Stephani “Unhas são pequenas telas ambulantes, e quem não quer andar com peças de arte por aí, complementando o visual? É uma expressão artística como qualquer outra” finaliza.

    As longas unhas tem ganhado notoriedade mundo afora. Além das unhas das celebridades, novos criativos com uma visão mais extrema tem ganhado destaque também nas publicações. Alguns nomes internacionais incluem Ella Frank Simskins, Lauren Michelle Pires (Rina Sawayama), Sojin Oh (Rosalia e Billie Eilish) e Tomoya Nakagawa.

    Rosalia e Billie Eilish com unhas de Sojin Oh no clipe de Lo Vas a Olvidar | Reprodução Youtube

    Rosalia e Billie Eilish com unhas de Sojin Oh no clipe de Lo Vas a Olvidar | Reprodução Youtube

    Não deixe de ver
    Jisoo e Paul Mescal na nova campanha da Cartier, a coleção da Supreme com a Maison Margiela e muito mais
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Brasil na final de concurso de moda da Shein, Riachuelo como a marca oficial do Lollapalooza 24, a primeira linha de maquiagem da Celine e muito mais
    Willow Smith é a nova embaixadora da Dior Makeup
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Barry Keoghan na nova campanha da Burberry, o lançamento do perfume de Kylie Jenner, a linha capilar da Zara e muito mais
    Rihanna e A$AP Rocky estrelam short film juntos
    Dua Lipa é a nova embaixadora global da YSL Beauty
    A chegada da marca de cosméticos de Beyoncé ao Brasil, a collab da Jacquemus com a Nike, a nova coleção da New Saint e muito mais
    Quanto vai custar a linha para cabelo de Beyoncé que chega ao Brasil