Por Laís Andrade, do @cherryglossbr
O grande público tende a tomar contato com as tendências de beleza através dos desfiles, das campanhas e das redes sociais das grandes marcas de maquiagem. Mas e as marcas, onde buscam suas referências e inspirações para “lançar” essas tendências? É sobre esse tema que Cat Quinn, diretora executiva de tendências globais da MAC Cosmetics – uma das maiores e mais importantes marcas de maquiagens do mundo, e pertencente ao conglomerado Estée Lauder – falou em uma recente entrevista que deu ao podcast americano especializado em beleza Fat Mascara, apresentado pelas jornalistas Jennifer Sullivan (ex-editora de beleza da Marie Claire e Cosmopolitan) e Jessica Matlin (diretora de beleza da Moda Operandi).
O surgimento de uma tendência
Na entrevista, Cat explicou que, para ela e para a MAC, a tendência pode ser definida como “uma subcultura em escala”. “Tendências não começam em uma sala de reunião, nem em uma lista de termos de busca na internet. Elas começam nas comunidades. Todas as tendências que você observar, do movimento punk iniciado nos bares underground em Londres nos anos 80, ao grunge das ruas de Seattle dos anos 90, em resumo todas as tendências que se popularizaram nas últimas décadas nasceram em uma subcultura” explicou ela na entrevista. A diferença, conta Cat, é que hoje em dia todo esse processo, desde o surgimento da tendência até a sua massificação e manifestação na sociedade, acontece muito mais rápido graças às redes sociais.
Mas por que, afinal, as pessoas aderem a esses movimentos?
Para Cat, as pessoas adotam as tendências para se sentirem conectadas emocionalmente com aquela subcultura, o que as ajuda a se expressarem e mostrarem ao mundo quem são. “Tudo faz parte da sensação de pertencimento a um grupo”, explicou.
A tendência de maquiagem que vai explodir
Um exemplo que Cat tem observado, de uma tendência surgida em uma pequena sub-cultura, e que ela e o time da MAC notaram que vem ganhando popularidade rapidamente – com alto potencial para se tornar uma tendência massificada – é a dos skater boys californianos.
Esse grupo de meninos usa um estilo peculiar de maquiagem, composto sobretudo por blushes em tons fortes aplicados de forma concentrada nas bochechas, e algumas vezes adiciona desenhos divertidos no rosto feitos com delineadores.
Cat Quinn cita o skatista e músico Donovan Wildfong como uma das principais referências dessa estética. “É um look muito divertido, meio que um mix entre o punk e aquela vibe californiana solar, o que o faz ser muito cool” afirmou ela na entrevista.
Segundo ela, o time de tendências da Mac tem prestando atenção nessa estética, notando que ela vem crescendo nas redes sociais, como consequência do boom da cultura skatista como um todo, que tem chamado cada vez mais atenção das grandes marcas – vide o último desfile da Dior, realizado no início de maio em um skatepark da cidade de Seul.
O visual dos skater boys, aliás, já vem sendo usada nas próprias campanhas da MAC, como a de lançamento de sua recente coleção inspirada no universo de “Stranger Things”, que traz em uma de suas imagens uma clara referência à tendência, com o blush forte em destaque.
É claro que, de uma tendência que está apenas despontando, usada por um pequeno grupo de pessoas, até sua massificação, existe um grande caminho a ser percorrido, e não é sempre que essas “apostas” das marcas se mostram acertadas. Por aqui, ficaremos de olho, torcendo para que esse estilo de maquiagem, super divertido e solar, invada as ruas e os rostos brasileiros!