Exposição das peças em que estilistas fizeram intervenção em denim ©Divulgação
A 9ª edição da Première Vision São Paulo, um dos mais importantes eventos mundiais de tendências do segmento têxtil, começa nesta terça-feira com ênfase no denim. O salão apresenta as novidades de fabricantes de fios, fibras, tecidos, malhas, acessórios, estúdios de design e bureau de tendências para Primavera/Verão 2015, mas neste ano conta também com uma exposição de criações feitas por estilistas utilizando o índigo. A ideia dos organizadores é mostrar que o material tem inúmeras possibilidades, e instigar o trabalho em conjunto entre indústria e estilistas.
Calça do estilista Alexandre Herchcovitch produzida em denim Emana e que faz parte da exposição ©Zé Takahashi/Agência Fotosite
Alexandre Herchcovitch, que participa da exposição, acredita que a parceria entre estilistas e indústrias é essencial para o desenvolvimento de matérias-primas que atendam à necessidade dos criadores. “Entendo que, desta forma, o processo de desenvolvimento seja mais ágil conforme a demanda gerada pelo estilista, proporcionando ao consumidor um denim com maior conforto, com superfície, lavagens e tingimentos novos, assim como benefícios tecnológicos que favoreçam a saúde.” O estilista apresenta uma criação em que utiliza o denim chamado Emana, produzido em parceria com Rhodia e Canatiba, que auxilia no combate à celulite. A peça foi desfilada na temporada Inverno 2014 do Fashion Rio, que aconteceu em novembro.
Calça produzida pelo estilista Ronaldo Fraga para a exposição ©Divulgação
Para o estilista Ronaldo Fraga, o mais legal deste projeto é de alguma forma romper a distância que ainda existe entre o designer e a indústria no Brasil. Ele apresenta uma calça feita de índigo cortado e tramado em tressê, que mistura o espírito de uma “five pockets” com alfaiataria. Entre os participantes da exposição estão Ellus, Der Metropol, Victor Dzenk, Sacada, Raquel Alvarez e Cacau Francisco, além de artistas.
O país é o segundo maior fabricante de denim do mundo e o terceiro maior mercado consumidor. Mesmo assim, a gerente da Première Vision São Paulo, Luana Cloper, explica que o setor “tem muita força, mas hoje vive um momento delicado no posicionamento global do setor têxtil”. Um dos fatores que levaram a esse momento é o déficit na balança comercial do setor, de US$ 5 bilhões anuais. Para os organizadores do salão, que é um evento global, isso não é ruim, já que é uma garantia de muitos expositores de fora do país. E isso pode ser percebido nos números do evento. Na edição passada, foram 110 expositores, de 14 países. Neste ano, o número total de participantes caiu para 97, mas os mesmos 14 países continuam presentes. “O problema não são as importações, mas a baixa exportação”, afirma a gerente, que reclama das dificuldades enfrentadas e dos baixos incentivos oferecidos pelo governo.
“Há um esfriamento dos ânimos, mas isso não é motivo para cruzarmos os braços. É o momento de as indústrias buscarem diferenciação”, diz Luana. Por isso, para tentar driblar esses problemas, uma das estratégias é criar uma identidade brasileira no mercado internacional, explorando principalmente o trabalho manual aliado à inovação tecnológica. Além disso, há ainda o apelo de o denim ser fabricado a partir do algodão, uma fibra que sempre está relacionada ao verão — e não há nada mais brasileiro do que o verão.
Nesse contexto do mercado têxtil, o mais lógico para as empresas brasileiras parece ser mesmo investir na criação de uma identidade, muito baseada no denim. Por isso, a intervenção é artística, mas tem o viés mercadológico de inovação e de fomentar o trabalho em parceria. “Não podemos continuar com o fabricante que pena a base e o estilista, a silhueta. Nesse momento de dificuldade, em que temos que redirecionar a atuação e direcionar o olhar para novos negócios, tudo pode e deve ser pensado em grupo”, conclui Luana.
A Première Vision começou em Paris e atualmente também acontece em Nova York, Xangai, Moscou e São Paulo.
9ª Première Vision @ São Paulo
21 e 22 de janeiro de 2014
Das 10h às 19h
Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho
Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme
Entrada gratuita e exclusiva para profissionais do setor
+ premierevision-saopaulo.com