A Gucci parece mesmo ansiosa por virar a página sobre Frida Giannini de sua história. A grife italiana está oferecendo descontos de até 50% em suas lojas na China, com o objetivo de acabar com os estoques dos designs assinados pela sua ex-diretora criativa. A venda especial, que começou nessa quarta-feira (27.05), deve durar até o próximo mês, segundo o site Business of Fashion (BoF).
Marco Bizzarri, CEO da Gucci, está acelerando os esforços para reposicionar suas bolsas de logo e seus tradicionais mocassins, itens que registraram demanda decrescente na Ásia. No início do ano, Bizzarri promoveu o estilista Alessandro Michele ao posto de diretor criativo no lugar de Frida. A primeira coleção criada pelo novo designer chega às lojas no final deste ano.
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“Bizzarri está limpando o inventário da coleção anterior, na medida em que a Gucci está ansiosa por virar a página sobre Frida Giannini”, afirmou Luca Solca, analista na empresa especializada em investimentos Exane BNP Paribas, ao BoF por email. “A Gucci precisa de uma nova direção e de algumas correções. Considero isso inevitável.”
Os descontos nos produtos da grife coincidiram com a nova política chinesa de redução de impostos sobre a importação de itens como roupas, sapatos e cosméticos, que tem como objetivo estimular o consumo interno no país. Eles também estão em sintonia com movimentos promovidos recentemente por outras marcas de luxo, como Chanel e Burberry, que reduziram seus preços na China por causa do enfraquecimento do euro.
Por outro lado, um porta-voz da Gucci disse que “a promoção é parecida com a do último ano e que não tem conexão direta com a decisão do Ministério das Finanças”. Ele também não confirmou a duração da venda especial, que já está atraindo longas filas de consumidores para a porta das lojas.