Taxações de Trump causam queda de ações de grupos de luxo franceses
Marcas da LVMH, Kering e Hermès são impactadas por novo imposto de 20%
Taxações de Trump causam queda de ações de grupos de luxo franceses
Marcas da LVMH, Kering e Hermès são impactadas por novo imposto de 20%
As novas tarifas anunciadas por Donald Trump no início de abril já começam a impactar grandes empresas do mundo da moda. Marcas dos grupos LVMH, Kering e Hermès, gigantes do setor e queridinhas dos consumidores de luxo estadunidenses, viram suas ações caírem nos últimos dias.
A queda do valor das ações da Hermés foi de -5,44% e LVMH, de -14,34%. A Kering sofreu a maior queda das três, de -25,58% desde que as tarifas foram aplicadas. A medida estabelece uma taxa de 20% sobre produtos importados da União Européia, incluindo, claro, a França. Para os gigantes do luxo francês, que têm nos Estados Unidos um dos principais mercados, o efeito foi imediato.
Hoje, os EUA ocupam o quarto lugar no ranking de destinos das exportações francesas. Só no ano passado, foram cerca de 4,5 bilhões de dólares em perfumes, produtos de higiene e artigos de couro enviados para lá. Além da moda e da beleza, outro setor que pode ser atingido é o de vinhos e destilados, que é estratégico para a LVMH, concentrando mais de vinte marcas nesse segmento. Como será que o mercado vai lidar com essa situação? A seguir cenas dos próximos capítulos.