FFW
newsletter
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIRETO NO SEU EMAIL

    Não, obrigado
    Aceitando você concorda com os termos de uso e nossa política de privacidade

    “Pobres criaturas”, com Emma Stone, é ovacionado em Veneza

    Filme levou o Leão de Ouro de melhor filme do festival por suas atuações (e figurinos) dignos de Oscar.

    “Pobres criaturas”, com Emma Stone, é ovacionado em Veneza

    Filme levou o Leão de Ouro de melhor filme do festival por suas atuações (e figurinos) dignos de Oscar.

    POR Julia Lange

    Marcando a volta do diretor grego Yorgos Lanthimos, após seu sucesso A Favorita, o longa Poor Things foi apresentado em Veneza e já arrebatou elogios da crítica no figurino, direção de arte, fotografia, trilha sonora e, especialmente, pelas atuações. Emma Stone, no papel de Bella Baxter, entrega a melhor performance de sua carreira.

    A trama é uma adaptação da obra homônima de Alasdair Gray, que conta uma versão reimaginada da clássica história de Frankenstein. Aqui, Bella Baxter é uma jovem trazida de volta à vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe). Faminta pelo mundanismo que lhe falta, Bella foge com Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), um advogado debochado, em uma aventura turbulenta pelos continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella quer viver de forma livre e se descobrir sexualmente.

    É exatamente em torno dessas descobertas que a direção de arte e o figurino foram pensados. De casacos em formato de camisinha a blusas imitando vaginas, o figurino assinado por Holly Waddington, criou um cenário de moda sexualmente livre. No início do filme, Bella está literalmente aprendendo a andar quando volta à vida, feito uma criança. Para esse momento do filme, ela usa vestidos de manga bufante e babados, com um teor quase infantil às peças. É quando ela começa a se descobrir sexualmente que tudo muda, fato que foi traduzido com maestria e muita criatividade no figurino.

    “Eu sabia que Yorgos não queria que isso parecesse um filme de ficção científica ou de época”, disse Waddington à Vogue britânica em Veneza. “Qualquer coisa como renda, miçangas ou bordados parecia absolutamente errada”, continuou. Em vez disso, ela se inspirou em padrões vitorianos com silhuetas exageradas e usou tecidos modernos, como plástico e látex, para reforçar a ideia de que Bella era uma mulher à frente de seu tempo.

    Para o início do filme, a figurinista realmente buscou vesti-la como criança, com referências a tecidos de fraldas e infantilizados. “Há muitas referências à genitália feminina – há uma blusa que chamamos de blusa vagina, depois blusa clitóris. Todos eles têm esses orifícios – um corte no meio e muitas pregas.”, disse ela.

    Já o “casaco camisinha” marca a cena em que Bella inicia suas descobertas num bordel em Paris. Holly disse que “queria evitar preto e vermelho, e não queria roupas íntimas pretas – queria cores do tom da pele, e fizemos muitas dessas jaquetas grandes de lã com látex derramado por cima. Nenhuma das mulheres usava espartilhos – eles são um símbolo de controle do corpo feminino, então isso pareceu errado para este filme. Basicamente, eu queria que (o casaco) evocasse a cor de uma camisinha de época”.

    As peças da Era Vitoriana também foram reimaginadas, com destaque para um vestido “gaiola”, inspirado em uma jaqueta puffer da Moncler. Ao longo da trama, há uma mistura entre períodos históricos e estilos, com a personagem usando roupas íntimas da década de 1930 ao mesmo tempo em que veste botas inspiradas em Courrèges dos anos 1960.

    Poor Things entra em cartaz dia 8 de setembro nos EUA. O filme ainda não tem data de estreia no Brasil. Confira o trailer abaixo.

    Não deixe de ver
    Zendaya aparece loira na press tour de seu novo filme
    Duna Parte Dois: O figurino futurista com referências dos anos 50
    Karl Lagerfeld: série que conta trajetória do estilista ganha data de estreia
    Oscar 2024: os penteados mais vistos no red carpet
    Oscar 2024: os melhores looks do tapete vermelho
    Zac Efron e Jeremy Allen White estrelam ‘The Iron Claw’, saiba curiosidades por trás do longa
    Zendaya como co-chair do Met Gala 2024, o novo produto de Hailey Bieber, Ganni à venda no Brasil e muito mais
    Christian Dior nas telas: série ‘The New Look’ já está disponível na Apple TV
    Ayo Edebiri e Rachel Sennott: Conheça o duo pop do momento
    Os primeiros looks de Zendaya na Press Tour de Duna 2