O rapper Kanye West e Jamie Smith, do The xx, resgataram em seus trabalhos recentes os discursos ressonantes de Gil Scott-Heron, poeta, militante e músico de 61 anos. Gil ficou famoso pela frase “A revolução não será televisionada”, mas sua prolífica carreira foi bem além disso: nos anos 1960 e 1970, ele abriu caminho para o que seria, no futuro, o hip-hop e o rap, com seus discos de poesia cantada e mensagens políticas fortes.
Em “We’re New Here”, Jamie remixa as faixas do álbum de retorno de Heron _”I’m New Here”_ lançado em 2010. “Eu fiz o que eu queria. Estava usando apenas os vocais das canções, não o arranjo original, o que me deu muita liberdade”, contou ao jornal britânico The Guardian. O álbum, que vai ser lançado através da XL Recordings em fevereiro de 21011, foi gravado inteiro no laptop de Smith. O mesmo usado para gravar o disco do XX, que ganhou um Mercury Prize em setembro.
No vídeo acima você vê o resultado: Jamie desconstruiu os vocais do sexagenário, adicionou beats discretos, clima dubstep e sintetizadores minimalistas.
Já Kanye usou o impressionante discurso de “Comment #1”, lançado em 1970, na faixa que abre seu novo e megalomaníaco disco, “My Beautiful Dark Twisted Fantasy”. Com o título “Who Will Survive In America” (último verso do poema, repetido várias vezes) a canção revive com maestria a mensagem inspirada de Scott _e gerou um boom repentino de audiência no Youtube e buscas no Google.
Compare o original e o remix abaixo e perceba: uma mensagem verdadeira não envelhece nunca.
Kanye West – “Who Will Survive In America”
Gil-Scott Heron – “Comment #1”