Desde Game Of Thrones, a internet não se reunia com tanto afinco à frente das televisões em um domingo a noite para ver o novo episódio de uma série. Até Euphoria. Se você não curte receber spoilers, entrar no Twitter – ou em qualquer outra rede social – em uma segunda-feira durante os últimos tempos era impossível. A internet se encontrava em polvorosa, repleta de memes sobre as cenas do novo capítulo da série.
É fato, mesmo após dois anos, a segunda temporada de Euphoria consolidou o fenômeno que é a série. A produção se tornou a mais assistida da HBO Max e a segunda mais assistida da história da HBO, atrás apenas de GOT (que, por sua vez, teve cinco temporadas). O episódio final da segunda temporada de Euphoria reuniu 6,6 milhões de espectadores na estreia e a temporada inteira teve uma média de 16,3 milhões de espectadores.
O impacto da série também tem sido sentido na moda. Não falamos (só) dos looks e maquiagens que são amplamente replicados pela juventudade e rapidamente se tornam produções icônicas. Até a Coperni desfilou na Paris Fashion Week looks muito parecidos com o de Cassie.
Uma série com tamanha audiência tem o poder de alavancar seus atores diretamente para o sucesso, e foi exatamente isso que aconteceu. Zendaya já vinha construindo sua imagem como um ícone de moda ao longo dos últimos anos (ela foi até premiada com o CFDA Awards de Fashion Icon) e isso se deu não apenas pelo seu papel em Euphoria, mas em outras produções de sucesso, como Dune, Malcom&Marie e The Greatest Showman.
Outros nomes, como Hunter Schafer, já flertavam com a moda. Ela era modelo antes de se arriscar como atriz em Euphoria, seu primeiro papel. Mas foi também com a série que o flerte com a moda se tornou um relacionamento sério e ela passou a estrelar campanhas, arrebatar desfiles e capas de revistas, inclusive fechando o desfile da Prada nesta temporada em Milão.
Já Jacob Elordi, ou Nate Jacobs, o boy lixo que mais adoramos odiar em Euphoria, também foi o interesse amoroso em A Barraca do Beijo, da Netflix, mas foi com seu segundo papel, na série da HBO, que ele se tornou um queridinho da moda. Com seus impressionantes 1,96m de altura e o perfeito rostinho de galã de série teen, ele se tornou um perfeito rosto para a moda masculina e nessa temporada figurou nas primeiras filas de desfiles como Saint Laurent e Bottega Veneta.
Mas o caso mais surpreendente talvez seja o de Chloe Cherry. A nova coadjuvante da série chamou atenção desde sua primeira aparição, com camiseta baby look e minissaia, à lá Y2K e lábios volumosos de preenchimento. O look de Chloe rapidamente caiu nas graças da comunidade queer e a atriz, que antes de Euphoria fazia vídeos pornôs, ganhou uma carreira no entretenimento e na moda. Nas semanas de moda de Londres e Nova York, Cherry foi rosto carimbado tanto nas primeiras filas quanto nas passarelas de nomes como LaQuan Smith, GCDS e Blumarine.
Outros nomes como Maude Apatow (a Lexi), Angus Cloud (Fezco) e Dominic Fike (Elliot), que já tinha uma sólida carreira na música antes, também figuraram nas primeiras filas nos desfiles de Thom Browne e Saint Laurent.
O fato é que os atores da série mais influente da atualidade estão dominando a moda e a beleza, como mostram sua presença assídua nas semanas de moda. Enquanto esperamos mais dois anos para a próxima temporada, que deve chegar em 2024, cabe acompanhar esse casting estrelado.